Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Unesco lança Biblioteca Digital Mundial

Desde ontem, 21 de abril, internautas de todo o mundo têm acesso gratuito a conteúdos das principais bibliotecas e arquivos do mundo. A Unesco lançou, na sua sede em Paris, a Biblioteca Digital Mundial que oferece gratuitamente na internet, o acesso a materiais culturais únicos de bibliotecas e arquivos de todo o mundo. A página da web inclui manuscritos, mapas, livros, impressões, fotografias, filmes e gravações raras.
A iniciativa da Organização ganhou a parceria de 32 instituições pertencentes a países como como China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, México, Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uganda, Israel e Japão. A previsão é de até o final do ano, 60 institituições estarem integrando a Biblioteca.
As instituições atuaram na digitalização e tradução para diversas línguas de dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo. A abiblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, entre elas o português. Ela também oferece obras em várias outras línguas.

Da redação

Um comentário:

Graziele Freitas disse...

A biblioteca digital trouxe um mundo que talves muitos nao iriam conseguir ter acesso e tras a oportunidade de quem gosta do assunto ter um veiculo permanente e acessivel em qualquer lugar do mundo pela web.