Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Seminário de Pesquisa discute Rádios Comunitárias

Pesquisa científica e TFG são duas coisas que geram certo medo na maioria dos alunos de ensino superior. Hoje, dia 15, teve início o Seminário de Pesquisa promovido pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIFRA a partir de uma interação entre professores e alunos, cujo objetivo é desmistificar os processos que envolvem os primeiros contatos que um acadêmico tem com esse tipo de trabalho.

Trata-se de uma série de encontros durante os quais serão discutidos os resultados das pesquisas produzidas nos cursos. No dia 15, o centro da discussão foi a temática da Comunicação comunitária e o quê ela engloba? O primeiro dia do seminário discutiu as pesquisas sobre as Rádios Comunitárias, quando foram apresentados dois projetos de pesquisa que analisam diferentes aspectos de duas rádios comunitárias de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Em um primeiro momento, a professora Viviane Boréli, o professor Gilson Piber e a acadêmica Adriana Garcia, apresentaram um projeto que vem sendo desenvolvido dês do começo de 2008. O foco do projeto é analisar os contratos de leitura estabelecidos entre as rádios comunitárias Caraí FM e a ComNorte em suas comunidades. Através da análise da relação que existe entre a programação oferecida e as reais necessidades das comunidades, foi possível identificar aspectos que auxiliam ou que prejudicam a manutenção desses contratos.

Já na segunda parte do seminário foi apresentado pela professora Rosana Zucolo e pelo acadêmico de jornalismo Juliano Pires, em pesquisa que realizou um estudo de recepção da programação das mesmas rádios. O projeto, também de 2008, utilizou questionários e entrevistas dentro da metodologia dos grupos focais para analisar as opiniões da comunidade em relação ao que as rádios oferecem.

Um novo encontro está marcado para o dia 04 de maio, no horário das 9:35h as 11:15h com o tema Comunicação e Responsabilidade Social , debatido pelas professoras Angela Lovatto Delazzana e Cristina Munarsky Jobin Hollerbach . E depois no dia 25 de maio, das 18:30h às 20:10h , com a temática Representação, Imagem e Política, apresentado pelos professores Carlos Alberto Badke; Sibila Rocha e Laura Elise Fabrício.

Por Carlos Eduardo Flores e redação

Nenhum comentário: