Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Os 200 anos de Darwin

"O homem ainda traz em sua estrutura fisica a marca indelével de sua origem primitiva" - Darwin

No ano de 2009 comemora-se os 200 anos do naturalista inglês Charles Darwin, nascido em 12 de fevereiro de 1809, e também os 150 anos de sua teoria da evolução das espécies. O legado do cientista será comemorado no mundo inteiro. Na cidade natal de Darwin, em Shrewsbury no Reino Unido, haverá um festival em sua homenagem, e uma exposição permanente em Dow House, sua antiga residência.

O Museum de História Natural de Londres, realiza uma exposição com fotos, de espécies raras e de objetos particulares do cientista, que ficará aberta até 19 de abril de 2009, tendo como grande obra da comemoração dos 150 anos, o livro “A origem das Espécies por meio de seleção natural”.

A obra que revolucionou a ciência em relação ao surgimento e evolução dos seres vivos teve início em uma viagem de navio, o Beagle. O jovem Darwin, com apenas 22 anos, esteve presente como naturalista e estava disposto a explorar locais em diversos países, com visitas inclusive no Brasil, onde coletaria o maior número de espécies existentes. No dia 28 de fevereiro de 1832, avistou de seu navio na costa do Brasil, no estado da Bahia, se deslumbrou com a grandiosidade dos trópicos. A exuberância das gramíneas, borboletas, flores, árvores e frutas estranhas naquela época serviu como inspiração para o aprofundamento dos estudos sobre a evolução das espécies.

Maiores informações em Carta Capital e na Naturlink

Por Graziele Freitas, Roberta Friedrich

Um comentário:

neli mombelli disse...

Numa das edições da revista Época do mês de fevereiro de 2008, Darwin foi matéria de capa. A reportagem diz que pesquisas questionam a Teoria Evolução de Darwin. Não possuo muito conhecimento de causa, mas o interessante é ver os comentários deixados na matéria que está disponível no site http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI26038-15224-2,00-NOVAS+PESQUISAS+QUESTIONAM+TEORIA+DA+EVOLUCAO+DE+DARWIN.html
Pessoas, que julgo serem entendidas do assunto de acordo com o teor de suas postagens, dizem que a revista forçou os erros de Darwin entre outras coisas. Isso me faz refletir, mais uma vez, no jornalismo. Fazer jornalismo requer comprometimento, muito conhecimento e total averiguação dos fatos e fontes. Cometer erros se torna algo estupidamente fácil, o importante é que não deixemos eles se tornarem hábito!