Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de março de 2009

Consulta Popular para a revisão da Farmacopéia Brasileira

Muitas são as pautas divulgadas pela imprensa brasileira, seja qual for o tipo de mídia utilizada. No entanto, algumas pautas muito importantes e que merecem a atenção da sociedade, passam “batidas”. Na última quinta-feira (26), a Anvisa abriu duas consultas públicas para a atualização de 201 medicamentos utilizados no Brasil. Trata-se de uma revisão do padrão de qualidade desses fármacos. Entre eles estão o Efavirenz, utilizado pelo Governo Federal no tratamento da AIDS, os anti-hipertensivos Captopril e Hidroclorotiazida e os antibióticos Amoxicilina e Ampicilina.
Essa atualização faz parte da revisão da
Farmacopéia Brasileira, que iniciou no ano passado e tem apoio de 14 universidades do país. Ela se dá através da atualização de monografias. A Farmacopéia estabelece os requisitos de qualidade que os medicamentos devem obrigatoriamente obedecer, incluindo os componentes empregados na sua fabricação.
De acordo com a notícia publicada no site da Anvisa, empresas, laboratórios, comunidade científica e a sociedade em geral poderão contribuir com essa atualização. Você sabia disso?! Pois é, muitas coisas deixam de ser ditas. As contribuições podem ser feitas num prazo de 60 dias, a contar do dia 26/03/09. Como participar e outras informações são encontradas no site da
Anvisa. Divulgue!

Por Neli Mombelli, Pricila Lameira e Alice Bollick

Nenhum comentário: