Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Transgênicos: a mutação da informação

Durante o monitoramento dos jornais impressos, de circulação estadual e diária, pelo período de uma semana (11 a 18 de março), constatou-se a falta de aprofundamento e continuidade da informação. O tema em questão é a Transgenia.
No dia 17 de março, o jornal Correio do Povo trouxe na editoria Rural, a declaração do vice-presidente da Abrasem, Narciso Barison Neto, durante o I Fórum Nacional do Milho. Para Barison, mais produtores deverão utilizar a variedade transgênica autorizada e avalia que a área plantada com milho deve aumentar 20% na safra 2009/2010.
Já no dia seguinte, o jornal informa que os arrozeiros iriam se posicionar de forma contrária aos transgênicos durante uma audiência pública, em Brasília, para discutir a liberação de variedades geneticamente modificadas. A notícia destaca a posição do presidente da Federarroz, Renato Rocha, que é a favor de pesquisas e avanços tecnológicos, porém teme a possibilidade do Rio Grande do Sul não poder exportar o grão, em função da exigência do certificado de não-transgenia pelos países importadores.
Quem esperava a continuidade das matérias sobre estas questões, ficou apenas na expectativa. O jornal Correio do Povo, apesar de ser o único jornal impresso de circulação estadual a divulgar estas informações, simplesmente encerrou o assunto sem noticiar o resultado dos debates e sem fazer a devida interligação entre as publicações.

Saiba mais:
Os organismos geneticamente modificados (OGMs), ou transgênicos, são organismos que sofreram alteração no seu código genético. Esta modificação consiste em transferir um gene responsável por determinada característica de um organismo para outro.

Por Daiane Köhler, Júlio Mota e Sérgio Pinheiro

Nenhum comentário: