Pesquisar este blog

sábado, 2 de maio de 2009

Ministério da Saúde prepara prevenção à gripe suína

O Ministério da Saúde está divulgando um vasto material científico e informativo para a população sobre a Gripe Suína. Traz o alerta de que ela é transmitida através de contágio, normalmente com porcos, mas que o vírus sofreu mutações, vindo a ser transmitido para pessoas, através da tosse, espirro, secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Segundo o Ministério, no Brasil não foi detectada até o momento, nenhuma evidência da doença em humanos.
Os sintomas, são febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações. Devem ficar em alerta as pessoas que vieram do México e áreas afetadas dos Estados Unidos, nos últimos vinte dias, e evidenciando algum dos sintomas, procurar imediatamente um médico, sem ingerir nenhuma espécie de medicamento.
O ministério da Saúde as Secretarias de saúde já possuem planos emergenciais para enfrentar a doença em caso de epidemia pública. A principal é o monitoramento dos aeroportos, com viajantes chegam de áreas de risco da doença, também providência estão sendo adotadas pelas tripulações dos vôos sobre sinais que podem ter os sintomas da doença.
Como não existe vacina para tal vírus, serão indicados profissionais de saúde para tomar as precauções possíveis. Também não há registro de transmissão pela ingestão da carne bovina.

Fonte:http://www.fiocruz.br/

Por Gilberto A. Rezer

Nenhum comentário: