Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de abril de 2009

DESENVOLVIMENTO HUMANO

A demarcação contínua da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, continua polêmica.o Supremo Tribunal Federal deu prazo até 30 de abril para que os não-índios saiam do território. São 17 mil km² onde indígenas e arrozeiros disputam a área desde a criação da reserva em 1988. A questão foi parar no Supremo Tribunal Federal. Em dezembro do ano passado, quando oito ministros do STF já havia definido o voto favorável à demarcação o ministro Marco Aurélio Mello pediu vistas ao processo. No dia 18 de março último, por 10 votos a 1, a demarcação foi mantida.

Em dezembro passado foi lançada a animação “Reserva Raposa Serra do Sol” para explicar à sociedade de forma simples e direta esse caso que vem gerando polêmica desde 1998, quando a reserva foi criada no governo FHC, e agravou-se em 2005 quando foi homologada já no governo Lula . Dirigido por Arnaldo Galvão, tem entre os responsáveis pelo argumento e roteiro Spensy Pimentel, jornalista e antropólogo, respectivamente.


Da redação

11 comentários:

- disse...

No descobrimento do Brasil, pesquisas sugerem que havia cerca de 6 mi de índios no país. Atualmente há apenas 280 mil.
Além da queda no número de indígenas, as tribos compartilham da apatia dos homens de vida urbana, do choque de culturas, e, quando não, a tentativa de tomada das poucas coisas que ainda fazem parte da vida deles conforme a lei da natureza: a própria natureza. É necessário que apoiemos os índios, do contrário haverá uma "marcha para o oeste" no Brasil.

Por Flavia Alli

brunomasters disse...

Sou suspeito para falar de um presidente burro como o nosso. Burro sim! É uma vergonha o cara não ser formado em nada e ter um 'empregão' desses, não achas? E vejo muita gente com diploma na mão trabalhando em algo que não é qualificado ou às vezes nem trabalho tem. Mas foi um ato de certa forma correto do presidente, afinal! Quando a terra é tua é o teu dever cuidá-la, é teu pertence. Da mesma forma que os "brancos" plantadores de arroz recebem visitas indesejáveis do MST, dessa vez os mesmos estavam usurfruindo de uma terra que não lhes pertencia. Concordo com o indivíduo que diz trabalhar para ter suas coisas mas quando já se nasce numa família dona de um pedaço de terra, se herda, portanto é dono. Os índios de fato não ajudam em nada a movimentação de dinheiro no país tampouco fora dele, mas se a terra é deles, é deles!

brunomasters disse...

Ah! Esqueci de dizer por que sou suspeito para falar de Lula, mmm...É por que eu odeio esse ser.

HISTÓRIA UNIFRA disse...

Temos certeza que estas terras onde vivemos, não são nossas e tampouco dos índios ou de quem quer que seja, mas temos que nos conscientizarmos de que quando o homem branco chegou aqui, a terra já era habitada, e por eles, os índios. Hoje já de “posse”, tentamos demarcar o que não nos pertence. A Reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima não deveria ser polemizada, vindo a parar em tribunais, mas sim um acordo entre os habitantes (índios) e o homem branco, para que exista paz no território.

Gilberto Rezer

Luiz Otávio Prates disse...

Se não for esse o lugar onde os índios tem para viver, onde será?
É muito facil decidir invadir a sua área e usa-la para fins lucrativos com a agricultura. Concordo que temos que plantar, lucrar e exportar, só que o Brasil é um país de tamanho continental. Há lugar para todos!
Precisamos criar uma cultura sobre espaços: quando chegamos aqui, a terra já era povoada pelos índios. É inegável a identificação desse povo com a sua área. É preciso cada um cuidar do seu espaço. Acredito que seja isso que o povo indigina esteja fazendo, ou melhor, tentando fazer!

neli mombelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
neli mombelli disse...

Concordo com as afirmações acima. E outra coisa que chama atenção é velha burocracia brasileira. Já faz mais de uma década que essa história se arrasta e não consegue colocar uma solução em prática. Outro item curioso, é que os arrozeiros que devem desocupar a área da reserva querem uma idenização não mais do que 100 hectares de terra, podendo variar até 500. Quem sabe todo mundo resolva invadir a Raposa Serra do Sol para recebr um bônus desses. Oh! Brasil "sem eira nem beira"!!!!

Blog disse...

Considero que uma reserva indígena é baseada em culturas locais, onde milhares de hectares podem ficar longe da devastação.
Visto que os índios vivem em uma cultura nativa, em busca de preservar seu habitat e suas raízes.

Por Roberta Friedrich

Unknown disse...

O que tem acontecido na Raposa Serra do Sol não é uma realidade exclusiva e nova. Como alguns colegas também já mencionaram, a questão da demarcação de terras no Brasil é um problema de vem de longa data e que não tem perspectiva de soluções imediatas. Ou melhor, isso só é passível de resoluções rápidas quando as “vítimas” são protegidos pelos interesses de quem governa, como é o caso do MST e de parceiros políticos.
No ademais, qualquer tentativa de avançar nos impasses territoriais e de reforma agrária parece estar fadada a décadas de irresolução. No caso dos índios, é de se estranhar que, ao envolver um governo que trabalha com cotas, o problema não esteja sendo tratado com a mesma atenção. Talvez só se encontre uma solução quando os indígenas estiverem beirando a extinção, até lá é aguardar para ver onde isso tudo vai parar.

Blog disse...

Concordo com o que o Juliano falo, esta é uma realidade em todo país quando se fala em demarcação de terras, o problema se arrasta a muitos anos e ao que vemos as prespectivas de solução são invisiveis.
O governo apenas toma medidas rapidas ao que se trata do MST e demais movimentos que lhes favorecerão nas eleições futuras. E assim os problemas estruturais continuam se acumulando e as pessoas que realmente trabalham e lutam para manter seu sustento e sua família muitas vezes tem suas terras desapropriadas injustamente. Desta forma os desmandos e desleixo com as questões agrárias e indígenas continuam até não se sabe quando.

Blog disse...

Este último comentário é meu!!
Esqueci de assinar...

Graziele Freitas