Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de março de 2009

FITOTERÁPICOS: FALTA INFORMAÇÃO

A pesquisa sobre novos fármacos em revistas de circulação nacional desta semana (16/03), apontou uma nova erva que promete revolucionar a vida das mulheres que sofrem com o tal "pneuzinho", a chamada PholiaMagra.
De acordo com a matéria da Revista Boa Forma, edição 264, o medicamento fitoterápico é diurético e queima as gorduras da cintura, ajudando na redução de peso. A erva é extraída da planta brasileira Ecalyculata vell, e vem sendo utilizada na Europa e nos EUA há mais de dois anos.
Não há estudos científicos aprofundados sobre o assunto, somente relatos empíricos de que o medicamento não apresenta efeitos colaterais. Também a matéria não evidencia se a patente é nacional ou estrangeira. A consulta a Anvisa mostrou que não há registros sobre ela no Brasil.
O que chamou a atenção foi a abordagem dada ao tema pela editoria da revista. A reportagem é uma verdadeira apologia ao uso da erva. E ainda, a pesquisa apontou uma contradição. Na edição 241, de junho de 2007, a Boa Forma publicou reportagem sobre uma pílula antibarriga chamada Acomplia. Era uma verdadeira propaganda para o uso. O medicamento foi posteriormente retirado do mercado por causar depressão. A própria revista publicou essa informação na edição do mês de março corrente, no entanto, sem referir a matéria anteriormente publicada.
Muitos leitores, nesse caso, leitoras, utilizam as revistas como uma espécie de bula. Lêem as matérias e, sem refletir sobre o caso, seguem à risca o que está nas páginas da reportagem. Buscar a opinião de especialistas e informações junto à órgãos como a Anvisa é dar mais subsídios aos leitores, evitando futuras incoerências como no caso relatado acima.


Por Neli Mombelli e Pricila Lameira

Um comentário:

noticiencia disse...

wam270304O uso de medicamento sem prévia prescição médica é um hábito tão comum que não mais nos espanta.Diariamente são criadas formas mirabolantes para perder 5kg em uma semana.O desespero em busca da perfeição é capaz de fazer com que pessoas tomem pílulas multi-coloridas que estão nas capas de revistas sem saber o que tem dentro delas.
Nesta semana o fantástico mostrou uma máteria em que o inmetro testa vários tipos de chás. A maioria continha ervas que, ou não estavam explicitas nos ingredientes, ou não eram próprias para consumo.
Acho que temos que prestar mais atenção no que a bruxa coloca no caldeirão e nos oferece para beber!
Uma caminhada e uma alimentação mais saudável surte muito mais efeito e não tem contra-indicação!
Rejane Fiorenza