Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de março de 2009

A CIÊNCIA NA MÍDIA

A análise da produção e veiculação de matéria científica em jornais impressos regional e local - foram estudados os jornais Zero Hora, Diário de Santa Maria e A Razão na semana de 13 a 18 de março ,evidenciou que apenas o ZH publicou temáticas de ciência. Foram notícia a pesquisa sobre a utilização de células-tronco, a fertilização assistida e saúde, explicando a Diverticulite a partir das notícias de Fidel Castro.
As matérias tem cunho factual e desenvolvem sobre pesquisa e procedimentos cientÍficos em detalhes para maior conhecimento do assunto pelo público. Em um dos textos se observa o cunho mais educativo do que científico, pois aborda o tema de forma didática e explicativa, sem falar sobre os processos científicos que envolvem a doença. Nas outras duas são abordados as questões cientificas que envolvem assuntos cotidianos de interesse da população de forma a esclaracer o funcionamento de mecanismos desenvolvidos para melhorar a vida dos cidadãos.

DIVERTICULITE
O jornal Zero Hora começou a semana de noticias cientificas no sábado, dia 14 de março, no seu caderno "VIDA" falando, entre outras matérias, sobre a Diverticulite. Explica ser uma doença que ataca o intestino grosso, provocando contrações desordenadas e uma forte pressão que força a parede do órgão, formando pequenas bolsas chamadas de Divertículos e que podem inflamar. A doença pode ser assintomática ou provocar dores abdominais, prisão de ventre e cólicas abdominais. A matéria usa infogramas que explicam de forma detalhadaa doença, os sintomas, o tratamento e ilustrações do intestino doente. Mais: Blog do VIDA

PROCESSOS
Na segunda-feira, dia 16 de março, na editoria de Medicina o jornal tratou sobre a questão de uma família Espanhola que ao ver seu filho com uma grave anemia congenita optou por uma fertilizações assistida para a retirada do sangue placentário contido no cordão umbilical. A matéria explica todo processo de fertilização da mãe para ter mais um filho para salvar vida do irmão mais velho e o procedimento da coleta do sangue placentário chamado de " Save a Sibling". Este é um procedimento de fertilização assistida para salvar a vida de um irmão através da seleção de um embrião que terá condição, quando concebido, através de material genético compativel com a doença, promovendo a cura.
PESQUISA CÉLULAS-TRONCO
Ainda na segunda, dia 16, na editoria Geral é abordado o tema Pesquisa sobre células tronco na cura do diabetes. O texto fala sobre um grupo de cientistas da Universidade de Harward (EUA) que desenvolveu um composto químico que poderá estimular a liberação da insulina e que foi testado em ratos. O objetivo do projeto é criar células vivas geradoras de insulina e chegar a cura da doença.


Por Graziele Freitas e Roberta Friedrich.

Nenhum comentário: