Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de março de 2009

De volta

Notíciência retorna junto com o recomeço das aulas no Centro Universitário Franciscano. Uma nova redação se constitui e passa a gerenciar o blog.
Junto conosco, a notícia publicada hoje no Jornal O Globo de que um asteróide do tamanho de um prédio de dez andares passou muito próximo da Terra na manhã de segunda-feira. A colisão de um corpo celeste desse porte, afirmaram os astrônomos, teria um impacto semelhante ao de mil bombas atômicas similares à lançada sobre Hiroshima.
Segundo as informações divulgadas, o asteróide chamado de 2009DD45, teria de 21 a 47 metros e passou a 72 mil quilômetros do planeta — quase nada em termos astronômicos: um quinto da distância entre a Terra e a Lua ou o dobro da altitude dos satélites georreferenciados em órbita.
Embora tenham descartado o risco de colisão, os especialistas compararam o poder de destruição do 2009DD45 ao do objeto de mesmo tamanho que explodiu sobre a Sibéria há um século, destruindo 80 milhões de árvores ao longo de uma área de 2 mil quilômetros quadrados perto do Rio Tunguska.
A presença do objeto foi confirmada pela União Astronômica Internacional (IAU na sigla em inglês), departamento responsável por catalogar objetos do Sistema Solar.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: