Pesquisar este blog

sábado, 29 de novembro de 2008

TPM: coisa de mulher, eles não agüentariam...

Por que quando, naqueles dias em que a mulher está prestes a menstruar, sente vontade de se afundar numa barra de chocolate ou de xingar meio mundo sem motivo algum? Isso acontece por causa da tensão pré-menstrual (TPM) e pode apresentar os mais variados sintomas: desconforto abdominal, fadiga, irritabilidade, tensão, humor deprimido, humor lábil, aumento do apetite, esquecimento e dificuldade de concentração, acne, hipersensibilidade aos estímulos, raiva, choro fácil, calorões, palpitações, tonturas e irritações. Cada mulher tem a sua lista de sintomas. A dor de cabeça é o sintoma mais comum entre as mulheres que sofrem de TPM.
Dor de cabeça é associada à TPM
A dor de cabeça que é causada pela TPM não é a mesma coisa que enxaqueca. Na dor de cabeça, o que ocorre é o inchaço do cérebro pelo acúmulo de líquidos e a enxaqueca é uma doença genética periódica, podendo durar de quatro a 72 horas.
Até 70% das mulheres sentem mais dor de cabeça que os homens, principalmente próximo ao período menstrual. Isso ocorre porque os hormônios femininos que o ovário libera, retêm líquidos, que agem em diversos locais do corpo, inclusive no cérebro, formando um edema (acúmulo de líquidos). Portanto, o cérebro incha com tanto líquido mas não tem espaço para se expandir por causa da caixa craniana, por isso causa dor (é como se estivéssemos apertados para ir ao banheiro e a bexiga cheia de líquidos, infla).
Descontrole ou desfunção hormonal?
As mudanças de hábitos pelas quais as mulheres passaram no decorrer dos anos deixaram mais notória a TPM. Antigamente, nossas avós passavam a vida inteira grávidas. Nesse contexto, elas quase nunca menstruavam, pois tinham um filho após o outro. A mulher atual menstrua cada vez mais cedo, (a partir dos dez anos) e tem poucos filhos. Portanto, até os 45 anos de idade sentirá muitas vezes os sintomas da TPM, embora com o uso da pílula haja uma redução do fluxo menstrual e das cólicas, “regrando” mais o período e diminuindo o desconforto.
“Durante o período menstrual, o estrogênio e a progesterona que o ovário libera retêm líquido, mas o estrogênio também interfere na serotonina liberada nos terminais nervosos e que é responsável pela sensação de prazer”, explica o médico ginecologista-obstetra, Sérgio da Rosa.
Com essa diminuição da serotonina, as mulheres sentem necessidade de buscar coisas que dêem prazer, e aí bate aquela vontade de cair de boca numa barra de chocolate. Mas o ideal é resistir e substituí-lo por uma barra de cereais ou biscoito integral ou qualquer lanchinho leve.
Outra maneira de compensar a falta de serotonina nesse período é através da prática de algum exercício físico, pois isso aumenta as endorfinas no cérebro, e estas por sua vez, aumentam a serotonina. O exercício dará uma sensação de relaxamento, prazer, euforia e bem-estar. Muito mais eficiente que o chocolate, além de ajudar a queimar algumas calorias. As mulheres devem abrir o olho pois é no período menstrual que a maioria das mulheres engordam mais. A média pode variar entre 1 a 2kg, mas é claro que a retenção de líquidos também está somado a isso.
“Para atenuar os sintomas da TPM, deve-se procurar ingerir cálcio, magnésio, carboidratos com fibra e alimentos com menos gordura. A quantidade de sal ingerida deve ser reduzida, pois o sal contribui e muito para a retenção de líquidos”, revela o ginecologista.
Quem sofre com TPM deve ficar atento também ao uso de álcool e cigarros.
O último interfere na contração muscular e o álcool causa irritação cerebral (imagine estar com dor de cabeça por acúmulo de líquidos e ressaca ao mesmo tempo).

Nenhum comentário: