Pesquisar este blog

sábado, 29 de novembro de 2008

Energia limpa e desenvolvimento econômico no sul

As energias limpas combinam duas necessidades que o mundo moderno exige: a produção de energia com fontes renováveis e a sua geração sem emissão de gases poluentes. A energia eólica, energia obtida pelo movimento do ar, é a que mais vem ganhando destaque ultimamente no Rio Grande do Sul. O Estado está com três projetos de construção de parques eólicos nas cidades de Jaguarão, Sant'Ana do Livramento e Piratini.

Além de ajudar a diminuir os impactos ambientais que o mundo vem sofrendo, a energia eólica vai ajudar também no desenvolvimento econômico das cidades onde os parques estarão localizados.
Luis Carlos D'Auria é um dos investidores nessa área. Ele é dono de uma propriedade onde será construído o parque eólico de Sant'Ana do Livramento, que vai ter uma potência de 48,45 MW. Ele acredita que esse será um ótimo investimento para a cidade. "Para o parque ser construído, vários técnicos terão que se instalar na cidade pelo período de um ano. Isso vai trazer muito dinheiro para a cidade, tanto no setor imobiliário como no alimentício", diz ele. D'Auria também explica que com a cidade produzindo energia, vai haver um maior retorno de ICMS para o município.
A energia eólica é considerada a energia mais limpa do mundo. Porém, estão sendo estudadas ainda possíveis desvantagens como as ameaças a passáros que tenham suas rotas de migração onde estão localizadas as torres. "No momento estamos com vários biólogos e arqueólogos de diferentes universidades do Rio Grande do Sul. Eles estão analisando a área para ver se isso não vai causar algum tipo de desequilíbrio ambiental", complementa D'Auria.

Nenhum comentário: