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terça-feira, 25 de novembro de 2008

Estudo analisa a reciclagem de pneus

Em 2006, foram reciclados no Brasil 48,1 milhões pneus de automóveis, o equivalente a 240,6 mil toneladas. No mesmo ano foram produzidas no país cerca de 54,5 milhões de unidades. Outras 28,6 milhões foram importadas, sendo parte comprada para reforma e venda como pneus meia-vida.
Considerando que 18,7 milhões de peças foram exportadas no mesmo ano, fica evidente a existência de uma preocupante questão ambiental , pelo menos, 16,3 milhões de pneus de automóvel teriam sido dispensados na natureza naquele ano.
É o que destaca um estudo feito por Jorge Alberto Tenório, da Poli-USP. É um trabalho, que apresenta as tecnologias utilizadas no Brasil para a reutilização, reciclagem e valorização energética do produto.
O estudo também avaliou o passivo ambiental de 2002 a 2006, com base em dados coletados em instituições como a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Ao calcular o número de “pneus produzidos, importados, exportados e reciclados nesse período, temos uma média de 14,9 milhões de pneus que teriam sido gerados e descartados na natureza anualmente, uma vez que supostamente não houve coleta e destinação correta desse material”, afirma o engenheiro ambiental Antônio Ferraz.
Um dos pontos positivos da resolução foi à “criação do cálculo que permite estabelecer o objetivo para a reciclagem de pneus, cujo percentual precisa estar acima do nível de produção a fim de eliminar o passivo ambiental existente”, relata Ferraz.
A quantidade reciclada, em unidades ou peso, é reportada anualmente pelas empresas de reciclagem e associações ao Ibama por meio do Relatório Anual de Atividades do Cadastro Técnico Federal (CTF). No caso dos pneus importados, a reciclagem de pneus antecede a liberação dos pneus novos importados.

Vantagens da recapagem e recauchutagem

Entre as vantagens da recapagem e recauchutagem de pneus estão o emprego de apenas 25% do material utilizado na fabricação de um pneu novo e a economia de 57 litros de petróleo por pneu reformado. "Isso representa uma economia de 798 milhões de litros de óleo diesel por ano ao Brasil", disse Ferraz.
O descarte de pneus usados chega a atingir, anualmente, a marca de quase um bilhão de unidades em todo o mundo, segundo dados da Associação Japonesa dos Fabricantes de Pneus Automotivos.



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