Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Paulo Lauda e Adelmo Simas Genro são tema de estudo em TFG

A jornalista Fernanda de Souza Couto, formada pela Unifra, teve como tema de seu Trabalho Final de Graduação o período entre a eleição e a cassação de Paulo Lauda e Adelmo Simas Genro. Ela expôs seu trabalho de pesquisa no último Sepe, com o título Tempos de Incerteza: da eleição à cassação de Paulo Lauda e Adelmo Simas Genro (Santa Maria – 1963 - 1964).

Médico em Santa Maria, Paulo Lauda era de família de ferroviários, posição importante na época. Adelmo Genro era natural de Pelotas mas encontrava-se há bastante tempo em Santa Maria, tendo ajudado a fundar o colégio Manoel Ribas - o suficiente para que educadores da cidade se identificassem com ele.

Paulo Lauda e Adelmo Simas Genro foram eleitos prefeito e vice-prefeito em 1963 em Santa Maria - RS, tendo seus mandatos cassados em maio do ano seguinte devido à alegação de subversão ao comunismo. Segundo Fernanda, o jornal A Razão foi escolhido para ser utilizado na pesquisa por ter sua existência mantida desde a época dessa eleição até os dias de hoje, na cidade.

O trabalho é de análise do discurso sobre o sujeito político (o discurso das mídias), o discurso do político, o discurso implícito e o discurso dos boatos, baseado no jornal da época em Santa Maria. Através do estudo, Fernanda conta ter percebido que já havia uma tendência nos jornais locais contra o candidato Paulo Lauda durante as eleições, apesar de seu assessor trabalhar no principal jornal da cidade àquela época. Ela explica que, até aquele momento, ainda era permitido que assessores trabalhassem em jornais durante as eleições. Para ela, o período do AI-5 e anterior ainda podem ser muito estudados pelo campo do jornalismo e da comunicação. Há uma cópia da TFG de Fernanda no Nupec, 6ª andar do prédio 14 - campus III da Unifra, para quem quiser conferir.

Texto e Fotos: Bibiane Moreira

2 comentários:

Anônimo disse...

Que orgulho da minha amiga querida!

ELA É O MÁXIMOOOOOOOOOOOOOOO!

Unknown disse...

...Que orgulho da minha irmã...amo...!!!