Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Câncer de pele: como saber se você é uma vítima

Responda as perguntas: Você tem mais de 40 anos? Tem a pele clara? Com sardas?
Cabelos loiros? Já teve alguma doença de pele? Se expõe muito ao sol sem proteção?
Se você respondeu sim a uma dessas questões você já está na zona de risco de contrair algum tipo de câncer de pele. "Indivíduos que trabalham com exposição direta ao sol são mais vulneráveis ao câncer de pele não melanoma, como também aqueles de pele clara, cabelos claros, olhos claros, com sardas e com mais de 40 anos, estão mais sujeitas às neoplasias," explica o médico clínico geral Maurílio César Pinto.
Ele aborda também a questão que os jovens que se expõe muito aos raios ultravioletas sem proteção estão sujeitos à doença. A maior incidência deste tipo de câncer se dá na região da cabeça e do pescoço, que são justamente os locais de exposição direta aos raios solares. Os melanomas são geralmente ligados a fatores genéticos.
O médico elucida que o carcinoma basocelular, mais freqüente, é também o menos agressivo. Este tipo e o carcinoma epidermóide são também chamados de câncer de pele não melanoma, enquanto o melanoma e outros tipos, com origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele), são denominados de câncer de pele melanoma.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o número de casos novos de câncer de pele não melanoma estimados para o Brasil no ano de 2008, é de 55.890 entre homens e de 59.120 nas mulheres.
Os gaúchos, catarinenses e paranaenses devem se cuidar mais. O índice de câncer de pele não melanoma em homens na região sul tem um risco estimado de 82 casos para cada 100.000 homens. Nas mulheres o índice é o mesmo e também maior na região sul do Brasil, segundo dados do INCA.
"A prevenção do câncer de pele, inclusive os melanomas, inclui ações de prevenção primária por meio de proteção contra luz solar, que são efetivas e de baixo custo, como o uso de protetor solar em toda exposição ao sol e inclusive em dias nublados", diz Maurilio.
O auto - exame também contribui para o diagnóstico precoce. Se a pessoa notar o surgimento de manchas ou sinais novos ou a mudança em alguns, deve procurar o dermatologista.
A educação em saúde no sentido de prevenir essa doença é muito importante principalmente na nossa região do Brasil, esclarece o médico Maurilio César Pinto.
Por Bruna Berwanger de Andrade

Nenhum comentário: