Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Fisioterapia nas puérperas é objeto de estudo

A avaliação da qualidade dos atendimentos de fisioterapia prestados às puérperas, ou seja, mulheres que acabaram de ter um parto, internadas no Hospital Casa de Saúde de Santa Maria foi objeto de pesquisa desenvolvida pela acadêmica Donara Pereira do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano.
Donara investigou 24 mulheres internadas na maternidade do hospital, e que foram submetidas ao parto normal ou cesariana, durante o período de agosto de 2008.
As mulheres avaliadas estavam na faixa etária de 15 a 40 anos. Destas, 66,66% foram submetidas à parto normal e 33,33% à cesariana. Todas realizaram pré-natal. Em relação ao exame físico das puérperas, 83,33% apresentou diástase dos músculos retos abdominais, 16,64% apresentavam edema de extremidades. Quanto ao tipo de mamilo, 83,33% possuíam mamilo protuso e 16,64% plano. Foram encontradas queixas de problemas em relação à amamentação, com fissuras mamárias (37,5%), ingurgitamento (20,83%) e dificuldades para amamentar (12,5%). Quanto às queixas álgicas, os locais mais prevalentes foram lombar (95,84%) e membros inferiores (12,5%).

A fisioterapia no puerpério

O puerpério consiste na fase pós-natal, onde o corpo da mãe retorna ao estado pré-gravídico. Esta fase é caracterizada por uma série de alterações físicas e psíquicas para que o corpo materno se adapte à maternidade. O trabalho do fisioterapeuta no puerpério consiste na prevenção e tratamento de alterações nos sistemas músculo-esquelético, respiratório e circulatório.
Segundo Donara, o profissional também deve incentivar os cuidados e as técnicas para uma melhor amamentação: “orientamos as pacientes para ter os cuidados necessários e não usar uma amamentação artificial e um desmame precoce. A fisioterapia, no período do puerpério, proporciona uma recuperação mais rápida, melhora na qualidade de vida e na saúde das mulheres”.
A pesquisa descritiva integra o trabalho da equipe do curso de fisioterapia da Unifra. Desde 2004, os acadêmicos do curso realizam o acompanhamento das puéperas em práticas curriculares no módulo de Fisioterapia e a Saúde da Mulher, e durante o estágio supervisionado de Fisioterapia e Saúde.

Nenhum comentário: