Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Oxitocina, o hormônio da amizade

A oxitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo, armazenado na hipófise posterior. Sua função é promover contrações uterinas durante o parto e auxiliar a saída do leite durante a amamentação, por este motivo é conhecida como hormônio do amor.
Mas não são apenas estas as funções do hormônio oxitocina. Em um estudo feito pelas psicólogas Laura Cousin Klein e Shelley Taylor da Universidade da Califórnia, diferente dos homens, as mulheres em uma situação de stress se tornam mais solidárias, buscando desta forma uma solução pacífica para seus problemas. A responsável por este tipo de reação nas mulheres é a oxitocina. Quando liberado para responder a uma questão relacionada ao stress, a oxitocina encoraja as mulheres e faz com que elas protejam seus filhos e procure a companhia de outras mulheres. Por este motivo, quanto mais amizades se cultiva, mas oxitocina as mulheres produzem, o que lhes proporciona um efeito calmante, intensificado pela presença do estrogênio. Já nos homens, a testosterona diminui a força da oxitocina.
Segundo a psicóloga Shelley Taylor, da Universidade da Califórnia, a amizade restaura o bem-estar, protege a saúde e prolonga a vida.
Mais aqui.

Nenhum comentário: