Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Comunidade: integração da família e da escola

A comunidade Nova Santa Marta, em Santa Maria, RS, abriga cerca de 5000 famílias. É nessa região que se localiza a Escola Marista Santa Marta e o Centro Social Marista Santa Marta, que atendem à comunidade, ofertando desde o ensino regular a projetos sociais que atuam em distintas frentes de ação, como a proteção integral para crianças e adolescentes, inclusão digital, inclusão produtiva, idosos e famílias.
A pesquisa desenvolvida pela acadêmica de Serviço Social da UNIFRA Larissa Carvalho Pereira, investigou o trabalho realizado pelo serviço de assistência social dessas instituições frente à comunidade. Foram observados grupos de pais que tem filhos inseridos em projetos sociais, proporcionando um espaço para reflexão, discussão, trocas de experiência, acesso a informações e conhecimentos. Nesta perspectiva de intervenção,identificaram-se sujeitos mais aptos a exercitarem seus direitos, cumprindo os seus deveres, trilhando caminhos de autonomia e emancipação.


A metodologia do trabalho propôs reuniões mensais para discussão de temáticas anteriormente estabelecidas, definindo normas e regras para o bom andamento e funcionamento do grupo. A acadêmica acredita que a escola da atualidade deve buscar a promoção de ações como a deste trabalho para aproximar a família do contexto educacional, partindo do reconhecimento das realidades sociais e do comprometimento da instituição escolar em compreender o aluno como um todo.
Larissa explica que ,como resultado da pesquisa, observou um maior interesse por parte dos pais pela vida escolar de seus filhos, além de uma busca por informações que lhes auxiliem a garantir e efetivar seus direitos. "A partir deste interesse eles se tornaram sujeitos críticos e conscientes quanto a seu papel como cidadãos", ressalta a estudante.
Por Barbara Zamberlan Alvarez

Nenhum comentário: