Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2008

O que é ressonância magnética?

Em 3 de Julho de 1977 ocorreu algo que mudaria o cenário da medicina moderna, embora mal tenha sido notado fora da comunidade das pesquisas médicas: foi feito o primeiro exame de ressonância magnética em um ser humano.
Em conjunto com os pulsos de energia das ondas de rádio, o aparelho pode selecionar um ponto bem pequeno dentro do corpo do paciente, construindo um mapa em 2-D ou 3-D dos tipos de tecidos focados. Então, ele junta essas informações para criar imagens em 2-D ou 3-D.
A verdade é que esse exame fornece uma visão sem igual do interior do corpo humano. O nível de detalhes que podemos ver é extraordinário quando comparado com qualquer outro tipo de exame de imagens.
A ressonância magnética é o método preferido para o diagnóstico de muitos tipos de traumas e doenças devido a sua incrível capacidade de personalizar o exame de acordo com o problema médico especifico.
Ao modificar os parâmetros dos exames, o aparelho de ressonância pode fazer com que os tecidos do corpo apareçam de maneiras diferentes. E isso é muito importante para o radiologista (que lê o exame) determine se algo visto é normal ou não.
Os sistemas de ressonância magnética também podem fazer imagens do sangue circulando em praticamente qualquer parte do corpo sem mostrar o tecido ao redor. E o que é mais impressionante, em muitos casos, o aparelho consegue fazer isto sem injeção de contraste, que é necessário na radiologia vascular.
O fato dos aparelhos de ressonância não usarem radiação ionizante é um conforto para muitos pacientes, assim como os materiais de contraste têm uma incidência de efeitos colateral muito pequena. Outra grande vantagem da ressonância magnética é sua capacidade gerar imagens de qualquer plano axial, sagital e coronal.

Alto custo

Os equipamentos de ressonância magnética são extremamente caros, o que acaba deixando, conseqüentemente, os exames caros também. Embora possa ser solicitado para diagnosticar diversas doenças e lesões, não é de acesso a todos os cidadãos imediatamente, o que gera grande fila de espera no Sistema Único de Saúde.
Em Santa Maria não são realizados exames de ressonância magnética pelo SUS. Os pacientes são encaminhados a Santo Ângelo que pertence a 12º CRS. O encaminhamento do exame deve ser feito junto a Secretária Municipal de saúde, que se responsabiliza pela lista de agendamento para o gestor estadual, que é quem providencia a verba de pagamento do exame. A verba que possibilita o exame é Federal, através do Sistema de Informações Ambulatoriais SIA/SUS. Os pacientes são levados até Santo Ângelo através de Microônibus ou veículos menores por conta da Prefeitura Municipal.
De acordo com Jacinda Lehmen Stahl, Assessora Técnica/ Regulação e Gerência de Controle e avaliação dos serviços de Saúde SMS/ Santa Maria, As cotas dos exames seriam mensais, mas o município depende do Estado para liberá-las. Santa Maria tem tido acesso em média de apenas 150 exames ao ano.

Nenhum comentário: