Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Feira do Livro revela a preocupação dos gaúchos com a saúde

Entre muitas palestras, autógrafos, atividades artísticas, o corre - corre atrás de promoções, típico da Feira do livro de Porto Alegre, uma banca chama a atenção. Pessoas quase atravessam as janelas que separam o comprador do vendedor. A banca não anuncia nenhuma promoção, mas é o único estande entre os 123 da Feira que comtempla a literatura mais específica da área da saúde.
A editora Artmed que começou em 1973 com apenas livros médicos nacionais e importados, já conta hoje com publicações em várias áreas. Saúde mental, biociências, educação, administração hospitalar entre outros temas.
Raquel Flor trabalha no estande da editora e está surpresa com o número de livros que foram vendidos. Entre muitos médicos, estudantes de medicina, enfermeiros estão as pessoas que não possuem a formação acadêmica na área médica, mas querem informar-se sobre sua própria saúde.

Ela cita como um dos mais vendidos, o livro de Judith S. Beck, Pense magro, um best -seller nos Estados Unidos com mais de 120 mil exemplares. A obra esta á venda ao redor do mundo e já conta com 16 traduções.
Mas o que há de diferente neste livro? Segundo Raquel, "ele trabalha com a auto-estima das pessoas que vivem fazendo dietas e não perdem peso".
O livro propõem ensinar através de passos e exercícios específicos o cérebro a pensar de uma forma mais leve, ou melhor, mais magra. A autora afirma em uma de suas entrevistas que "trata-se de um programa psicológico e não de uma dieta alimentar. Não lhe diz o que comer. Você pode estabelecer a dieta de sua preferência, desde que ela seja nutritiva. O programa ensina o leitor a comer conforme o esperado e a responder a pensamentos sabotadores como eu não quero que, eu não tenho que ou eu não consigo" - esclarece Judith.
O livro mais vendido na banca da Artmed apresenta o perfil da sociedade contemporânea que tem consciência em buscar uma vida mais saudável. As dietas milagrosa não se solidificam ou atingem no máximo metas de pouca durabilidade.
Talvez seja este o grande sucesso da autora que é diretora do Instituto Beck de Terapia Cognitiva, na Filadélfia e professora associada de psicologia clínica no Departamento de Psiquiatria da Universidade da Pensilvânia, a vontade de emagracer não basta para realmente perder penso, é necessário reavaliar condutas e pensamentos para estimular o cérebro a ser mais saudável e determiná-lo a cumprir suas funções de uma maneira saudável e dinâmica.
Por Denise Braga Lopes

Nenhum comentário: