Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Cuidado com o volume

O pequeno e inofensivo mp3 player virou alvo da sociedade Brasileira de Otologia, inclusive com um dia especifico para a campanha de baixar o volume, dia 10 de novembro.
A data vem alertar da epidemia que pode assolar os jovens, crianças e adultos, “a surdez”.
Os tocadores de mp3 possuem uma potência muito elevada, em volume máximo, podendo chegar a 120 dB, o que equivale ao barulho de uma turbina de um avião em decolagem. Alguns países limitam o volume máximo na fabricação destes aparelhos, como o Canadá. No Brasil não há nenhuma restrição.
O Comitê Científico Europeu de Riscos à Saúde divulgou no início de outubro deste ano um estudo que comprova que o uso de mp3 player com fone intra-auricular (dentro do ouvido) favorece a perda de audição, e que adolescentes e jovens na casa dos 20 anos não perceberiam a diminuição da capacidade auditiva imediatamente. Os efeitos nocivos da música alta só serão percebidos em uma década ou quando entrarem na casa dos 30 anos, avalia a pesquisa.
De acordo com o estudo, os grupos mais expostos a riscos são aqueles que ouvem mp3 player ao menos cinco horas por semana. Porém, os malefícios podem ser notados mesmo para quem ouve apenas 28 segundos por dia de música alta e que boa parte dos jovens ouve música no mp3 com sons entre 100 e 115 decibéis, quando o nível recomendado é sempre inferior a 60 decibéis. ” A dificuldade está em respeitar os 60 dB, pois escuto o que gosto, e conseqüentemente alto para nada me atrapalhar”, diz Gelson Pereira de Lima, 26 anos.
Além da perda de audição, o som muito alto de tocadores de mp3, pode agredir o ouvido de outras formas, causando zumbido, forte dores de cabeça, insônia e dificuldade de entendimento. Ou seja: pessoas jovens terão problemas auditivos muito antes que seus pais e avós. A surdez relacionada à exposição a sons intensos é "cumulativa".
Uma vez cessado o fator causador (exposição a ruído), a perda de audição estaciona, mas não regride.
Segundo o Dr. Luis Carlos Carpes, especialista na área de otologia em Santa Maria, afirma que o maior problema está nos pais que permitem o uso excessivo dos fones, pois o fone mesmo que utilizado em volume baixo, mas excessivamente pode causar danos a longo prazo, além de otites e irritações locais, devido o ouvido ser um aparelho sensível. O controle do volume cabe de uma conscientização, pois o mp3 é um aparelho novo e vamos detectar seus problemas em longo prazo.
O uso de mp3 e similares apresentam maior risco, pois os fones estão inseridos no canal auditivo e levam o som diretamente à membrana timpânica, sem nenhum meio de proteção às delicadas estruturas que compõem a orelha interna. Os fones tipo concha são os mais benéficos, claro, se usados em uma intensidade sonora adequada.
“ O uso de fones concha complica devido a praticidade, muitas vezes o fone me incomoda e doe a orelha mas, já virou hábito”, diz Edson Romitti, 24 anos.

Para proteger o ouvido, a Sociedade Brasileira de Otologia dá algumas dicas:
• Deixe o volume do tocador de mp3 na metade do volume máximo do aparelho;
• Fique atento para que o som saído dos fones não seja ouvido pelos amigos ao redor;
• Evite ficar muitas horas seguidas ouvindo mp3;
• Procure ajuda médica tão logo seja percebida qualquer alteração da audiçãoSão pequenas atitudes capazes de produzir grandes benefícios para o ouvido. E dessa maneira você será recompensado com muitos anos de sons agradáveis, prazerosos e memoráveis, apenas cuidando da sua saúde auditiva.

Preocupada com a alta incidência de problemas auditivos em nossa população, a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) promove, desde 2004, a Campanha Nacional da Saúde Auditiva. A iniciativa, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), traz um amplo programa de informação que tem como objetivo conscientizar a população, esclarecendo sobre a perda auditiva, seu impacto social, suas diversas causas e as possibilidades atuais de tratamento. A Campanha tem um canal de atendimento à população sobre dúvidas sobre audição, perda auditiva, atendimento médico, aparelhos auditivos e doenças. O canal para você esclarecer dúvidas, se divertir com jogos, saber sobre os cuidados com seu ouvido e muito mais você pode conferir no site
http://www.saudeauditiva.org.br/

Nenhum comentário: