Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Vinho para o coração

Já se foi o tempo em que as pessoas consumiam vinho apenas nas festividades e comemorações. Nos dias de hoje, o consumo tem sido diário para muitos brasileiros, visto as propriedades benéficas do produto. Até mesmo a idade média dos apreciadores do vinho diminuiu, sendo os jovens a grande parcela consumidora de vinhos.

O que diferencia o vinho das outras bebidas alcoólicas é, principalmente, a relação harmônica dos polifenóis com os outros componentes do vinho, sobretudo o álcool. Os polifenóis existem no reino vegetal, em folhas, frutos, sementes e caules, com o objetivo de defender as plantas dos raios ultra-violeta, de fungos, bactérias e de vírus, exercendo um efeito antioxidante e antibiótico. É esse o fator principal das virtudes terapêuticas do vinho que, em algumas épocas, chegou a ser chamado de “bebida dos deuses” ou “néctar dos deuses”.

Um estudo feito no Instituto do Coração em São Paulo, que comparava o efeito do vinho e do suco de uva através de testes em coelhos que ingeriam os produtos, concluiu que 70% dos coelhos que tomaram só água tinham placas de gordura em suas artérias, frente aos 47% dos que ingeriram suco de uva e aos 38% dos que ingeriram vinho tinto. De qualquer modo, tanto a ingestão do suco de uva quanto do vinho tinto previnem a oxidação do colesterol ruim (LDL) que levam à formação de placas de asterosclerose nas pareces das artérias.

Outras propriedades das duas bebidas são: a elevação do colesterol bom (HDL), redução do risco de infartos, prevenção contra tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais isquêmicos. O vinho também possui dois íons (silício e cromo) que também têm ação benéfica na limpeza das paredes das artérias. Como estas duas substâncias permanecem na corrente sanguínea por apenas 24 horas, o ideal é o consumo diário da bebida, que pode trazer melhor qualidade de vida, melhor digestão, sono e bom humor, aumento dos leucócitos, regulação da pressão arterial, ação antidepressiva, relaxante e diurética.
A quantidade máxima indicada de vinho por dia é um litro para o homem e três quartos de litro para a mulher. Acima destes limites, as propriedades benéficas diminuem ou mesmo se anulam, pois o álcool se oxida mediante processos tóxicos que se tornam nocivos ao organismo. O ideal é repartir a dose entre as duas principais refeições para que a bebida desempenhe seu papel benéfico.


Fontes: http://www.uvibra.com.br/vinhoesaude_21.htm
http://www.uvibra.com.br/vinhoesaude_34.htm
http://www.uvibra.com.br/noticias_virtudes.htm
http://www.dominiofeminino.com.br/saudavel/imagens_saudavel/vinho_grande.jpg

Arquivo: Revistas da loja República do Vinho
Livro “Vinho: Saúde e Longevidade”, de Antônio Carlos do Nascimento

Obrigada ao vendedor Vanderlei Palmeira, por sua atenção ao me fornecer material para a matéria e responder a algumas dúvidas minhas.
Por Bibiane Moreira

Nenhum comentário: