Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Pesquisa internacional investiga as propriedades de nanoestruturas à base de óxidos

Santa Maria integra uma rede mundial de pesquisa sobre nanoestruturas, através do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nessa rede, uma linha de pesquisa denominada "Transportes Eletrônicos e Propriedades Elétricas e Magnéticas de Superfícies, Interfaces e Películas " está sendo desenvolvida por universidades do país inteiro, além de contar com a colaboração de pesquisadores de universidades estrangeiras. A UFSM participa nela com o projeto "Nanoestruturas à base de óxidos", que visa incorporar óxidos com ferromagnetos diluídos (DMS), isolantes ou semicondutores, no crescimento de sistemas de nanoestruturas. Financiada por várias fontes, incluindo CNPQ, agências públicas e privadas, além do centro de pesquisas IRCSET, da Irlanda, ela possui um total de verba disponível de aproximadamente 72.900 reais.
A pesquisa está no seu estágio inicial, ou seja, nanoestruturas à base de óxidos não têm, ainda, suas propriedades conhecidas. A equipe de pesquisa pretende consolidar o sistema de crescimento de filmes da UFSM e, junto com a UNIPAMPA, estabelecer o crescimento de filmes por eletrodeposição. Logo após, identificar óxidos com magnetos diluídos que apresentem magnetização a tempertatura ambiente, e estudar em detalhe suas propriedades magnéticas, elétricas e estruturais. "Já conseguimos nos aproximar do fim da primeira etapa. Os sistemas de deposição entrarão em funcionamento neste ano", comenta o coordenador do projeto, Lucio Strazzabosco Dorneles, PhD em Transportes Eletrônicos e Propriedades Elétricas de Superfícies; Interfaces e Películas. "São produzidos filmes ultrafinos de óxidos. Ultrafinos significa espessuras da ordem de dezenas ou centenas de nanômetros (20 - 300 nm). Estes filmes são analisados por diferentes técnicas, o que nos informa se eles tem ou não propriedades interessantes", explica Dorneles que pesquisa nanoestruturas desde 1994.
Segundo ele, nanoestruturas à base de óxidos são quaisquer estruturas construídas com algum óxido que tenham pelo menos uma das dimensões em escala nanométrica. "Ou seja, uma série de filmes ultrafinos de óxidos ou de metais de transição, empilhados. As estruturas que nós estudamos não são utilizadas em aplicações do dia-a-dia", complementa ele.
A pesquisa tem sua aplicação principalmente no meio acadêmico, porém, poderá ser utilizada também pela indústria, como por exemplo, aplicados em sensores.
A equipe de pesquisa é composta pelos professores brasileiros Luiz Fernando Schelp, doutor, especialista em transporte eletrônico em nano-estruturas; Marcos Carara, doutor, especialista em transporte eletrônico a altas freqüências em nano-estruturas; André Gündel (UNIPAMPA, Bagé), doutor, especialista em crescimento de filmes ultrafinos por eletrodeposição e caracterização in-situ;Paulo Pureur Neto (UFRGS, Porto Alegre), doutor, especialista em caracterização magnética e de transporte a baixas temperaturas; e pelos irlandeses Michael Coey (TCD, Dublin, Irlanda), doutor, especialista em magnetismo e James Lunney (TCD, Dublin, Irlanda), doutor, especialista em aplicações de LASER e plasma.
Entre os bolsistas estão os estudantes da UFSM Matheus Gamino Gomes, mestre e aluno de doutorado, e os graduandos Thiago José de Almeida Mori e Vivian Montardo Escobar.
Por Bruna Berwanger de Andrade e Patrícia Nunes

Nenhum comentário: