Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Lata de alumínio, material infinitamente reciclável

Você já imaginou se todas as latas de alumínio jogadas fora diariamente, não fossem recolhidas? Talvez estivéssemos submersos numa mistura de alumínio, cerveja e refrigerante, com um cheiro insuportável. Mas graças aos catadores de latinhas no Brasil, essa realidade está muito distante. No país, cerca de 200 mil pessoas saem diariamente às ruas em busca do único meio de sustento para sobreviver. São crianças, homens e mulheres que tornaram o país o hepta-campeão em reciclagem de latinhas de alumínio. Em Santa Maria não é diferente. “Fazem 6 anos que eu cato latinhas e outros materiais recicláveis. Mas são elas que geram mais lucro, porque são fáceis de achar e são as mais valorizadas na hora da venda”, afirma o catador José Pedro Santos, que sustenta dois filhos apenas com a renda que ganha como catador. “Querendo ou não, esse é o único meio que a gente tem de sobreviver. Se não fossem essa latinhas, eu ia ter que caminhar o dobro por dia, pra obter a renda necessária pra alimentar minha família”, conclui José Pedro.
Em Santa Maria, a empresa Tecnoresíduos recicla em média 300 toneladas de lixo por mês, segundo o engenheiro ambiental e funcionário Felipe Lasch. No entanto, ele não soube dizer a quantidade de alumínio que é recebida junto com todo esse lixo.
A funcionária Marta dos Santos, da empresa Multi Plaspel, uma das seis entidades que realizam reciclagem de lixo na cidade, informou que o material entregue na empresa pode ser feito por qualquer pessoa. “Diariamente vem aqui pessoas que separam o lixo nas suas próprias casas, os catadores e, também, pessoas do comércio de Santa Maria”. Ela afirma que o quilo de latas de alumínio custa, em média, R$ 2,75, algo em torno de 70 latas.
Um processo barato
A primeira lata de alumínio do Brasil foi fabricada em 14 de outubro de 1989 e rapidamente conquistou os consumidores. De lá para cá, quase 100 bilhões de latas foram comercializadas em todo o país.
A grande vantagem da reciclagem do alumínio é o reaproveitamento do seu material sem a perda de suas características. O processo consome apenas 5% da energia gasta na produção de alumínio primário, obtido a partir da bauxita (minério de onde se produz o alumínio). Além disso, produzir um quilo de alumínio reciclado significa poupar cinco quilos de bauxita. A reciclagem de uma única latinha economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.
Para os fabricantes de bebidas, o uso desse produto apresenta diversas vantagens, já que seu peso reduzido favorece o transporte. A alta produtividade nas máquinas é outra característica das latas, sendo que mais de 120 mil latas podem ser cheias em uma hora. Só em 2006, foram recicladas 317 mil toneladas de alumínio, o equivalente a 38% do consumo doméstico de produtos transformados do metal. 96,5% das latas consumidas transformaram-se em reciclagem. Esse volume supera os países desenvolvidos, como o Japão (86%) e os Estados Unidos (51%).
Fontes:
http://www.consciencia.net/2006/0224-reciclagem.html
http://www.reciclaveis.com.br/noticias/00508/0050808lata.htm
http://www.abal.org.br/
http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-de-aluminio1.htm

Nenhum comentário: