Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Implantes: inovação para poucos.

Os implantes dentários são "raízes" artificiais implantadas no osso mandibular ou maxilar, com o objetivo de substituir as raízes verdadeiras, possibilitando a "fabricação" de próteses sobre os mesmos. O objetivo é repor os dentes ausentes, proporcionando a reabilitação estética e funcional (mastigação), diminuir a sobrecarga em dentes remanescentes (dentes que não caíram) possibilitando um equilíbrio durante a mastigação e frear a reabsorção óssea. Isto é, o osso maxilar tem como função sustentar os dentes, permitindo a mastigação. Uma vez perdido esse dente, o osso perde essa finalidade e é reabsorvido pelo o organismo, o quê associado a problemas hormonais geram uma perda na qualidade desse osso. O implante pode deter esse processo, livrando o paciente de problemas funcionais e atuando de forma similar aos dentes naturais.
O material utilizado para a fabricação de implante é o titânio, um metal biocompatível com o tecido orgânico, o que evita uma reação adversa e permite a osseointegração - processo pelo qual o implante se integra ao osso.
O tratamento é indolor, normalmente procurado por aqueles que desejam melhorar a estética ou corrigir a alguma lesão que ocasionou a perda de dentes. Normalmente a fase da osseointegração dura de três a quatro meses na mandíbula (osso inferior) e cinco a seis meses no maxilar (osso superior), a taxa de rejeição é mínima. Uma vez bem planejado pelo dentista e bem higienizado pelo usuário, tratamento não gera riscos e dura a vida toda.
Fora seu custo elevado, são poucas as restrições para aqueles que desejam colocar um implante. Adolescentes entre 15 e 18 anos não devem utilizar, pois o crescimento maxilar ainda não é completo; pessoas com doenças sistêmicas graves, como leucemia por exemplo, pessoas com diabetes mesmo que controlada, pois são mais suscetíveis a infecções, mulheres grávidas, dependes químicos e fumantes no geral, por que o cigarro além de prejudicar a saúde dos dentes, prejudica os tecidos ao redor do implante.
Complexo e sofisticado, é um procedimento realizado em consultório odontológico pelo especialista na área. Seu valor depende do número de dentes a ser implantado, mas não é um procedimento barato, que atinge as classes populares. Em Santa Maria, por exemplo, o sistema único de saúde (SUS) não disponibiliza nem a confecção de próteses para aqueles que necessitam de uma adequação.


Nenhum comentário: