Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cientistas pressionam Lula por redução de burocracia

Em um evento da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) nesta terça-feira (21/10), o Presidente Luíz Inácio Lula da Silva foi questionado por cientistas quanto à demora na burocracia que acaba atrasando as pesquisas no país.
Um dos questionamentos vem de biólogos que trabalham coletando animais e plantas e dos pesquisadores que dependem da importação de material para os estudos. O Ministério do Meio Ambiente já emitiu uma portaria para facilitar a concessão de autorizações para pesquisa em parques nacionais, mas segundo o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, o problema não foi solucionado.
Após ouvir as reclamações dos pesquisadores, Lula afirmou que pensava que já estava resolvido “esse negócio de pesquisa na Amazônia”. O presidente ainda sugeriu que a SBPC e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende coloquem todos os problemas mencionados numa "cesta" e os levem para uma reunião no fim do ano. A partir disso, será verificado o que pode ser feito "com cada órgão que está criando determinadas dificuldades".
O presidente fez piada com os cientistas e disse que eles não são os únicos que emperram frente à burocracia. "Eu queria trocar os microfones dos púlpitos em que eu falo, porque são muito compridos e eu não consigo ler os documentos. Nós passamos dois anos. Vocês acham que é só com vocês?"
Já sobre as reclamações sobre a falta de recursos na área de ciência e tecnologia, o presidente não ouviu, porém ressaltou que o dinheiro proveniente do PAC da Ciência, R$ 41 bilhões, precisa ser bem gasto até 2010, e que essa é a condição para que o setor receba mais recursos posteriormente.
Deu aqui

Nenhum comentário: