Pesquisar este blog

domingo, 7 de setembro de 2008

Plantas subtituem a utilização de derivados do petróleo com a produção de ácidos graxos não-usuais

Um grupo de pesquisadores australianos afirma estar muito próximo de transformar plantas chamadas Arabidopsis em biofábricas produtoras de Ácidos graxos não-usuais que poderão substituir os derivados do petróleo. As plantas agora conseguem acumular 30% desses Ácidos, que são geralmente retirados de derivados do petróleo e matéria-prima usada para a fabricação de tintas, plásticos e cosméticos.
ácidos graxos não-usuais
O grupo também está aplicando a técnica em outros vegetais, fazendo experimentos com plantas oleaginosas e esperando que os resultados sejam ainda mais satisfatórios. Os pesquisadores acreditam ter encontrado os principais genes para a manipulação dos vegetais, para que assim elas produzam o máximo de ácidos graxos não-usuais. Até o momento, a planta que rendeu melhores resultados é a Açafroa.
As vantagens em se utilizar plantas para obtenção desse tipo de matéria prima é um enorme avanço, pois com cada vez menos fontes de petróleo, a agressão ao solo causada e o elevado preço de seus barris, já está mais do que na hora de se encontrar outras fontes para substituir este material.

3 comentários:

Patrícia Nunes disse...

Esses estudos ainda precisam ser mais pesquisados. O petróleo é a fonte mais utilizada no mundo, porém não é renovável. As energias alternativas são uma forma de produzir energia sem causar danos à sociedade e ao meio ambiente.

Unknown disse...

A transformação de plantas em biofábricas, além de ser um incentivo a agricultores rurais cultivarem a espécie como uma nova fonte de renda, também, substituirá a escassa matéria prima , o petróleo.

Rejane Fiorenza

João Francisco disse...

Que bom que gostaram!

^^