Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Governo brasileiro investirá em vacinação anti-HIV

O Ministério da Saúde investirá R$ 25 milhões em pesquisas para desenvolver dois tipos de vacina contra o vírus HIV nos proximos quatro anos. A informação é do ministro José Gomes Temporão na abertura do 1º Seminário Internacional de Vacina Anti-HIV. Segundo ele, em 2006, o Ministério da Saúde investiu R$ 5 milhões em pesquisas sobre vacinas para HIV. Também outros órgãos governamentais ligados ao Ministério da Ciência e Tecnologia – como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) devem fazer contribuições financeiras para o projeto.

As pesquisas que já estão sendo desenvolvidas têm o objetivo de desenvolver uma vacina terapêutica e outra preventiva. Estes estudos realizam-se nas universidades públicas estaduais como a de Campinas (Unicamp) e a de São Paulo (USP). A vacina terapêutica visa a cura mas se isso não acontecer pelo menos ela poderá proporcionar ao paciente para que ele passe longos períodos sem a necessidade de tratamento anti-retroviral. Com isso os pacientes sentirão menos efeitos colaterais dos medicamentos.
Segundo a assessora técnica do Ministério da Saúde, Cristina Possas, a vacina terapêutica é desenvolvida em várias fases, inclusive uma que passa pelo teste nas células do paciente. Já a vacina preventiva é desenvolvida em 3 fases (pré-clínica, clínica, e teste em voluntários). Nela, o Brasil está atualmente na fase 2. Em todo o mundo estima-se que $ 1 bilhão venha sendo investido em pesquisas de vacinas contra o HIV de acordo com pesquisas do Ministério da Saúde.

Fonte:

11 comentários:

Blog disse...

Faltou a fonte da matéria, Emanuella.

Rosana

Blog disse...

Faltou a fonte da matéria, Emanuella.

Rosana

Bibiane Moreira disse...

Essa certamente é uma notícia boa, Emanuella; o que me preocupa são os valores que serão cobrados por uma vacina dessas. A maioria das pessoas certamente não teria dinheiro para pagar um valor alto...

Bibiane Moreira

João Francisco disse...

Existem muitos tipos de vacinas sendo desenvolvidas com o objetivo de retardar o desenvolvimento do vírus HIV no organismo. Sem dúvida é uma ótima iniciativa do nosso governo.

Unknown disse...

É uma ótima noticia pra todos nós.. sinal que nossa ciência está evoluindo e o governo interessado em melhor a vida e a saúde de todos.. ja que gastam e desviam tanto dinheiro pra coisas desnecessárias.. é bom ver investimentos em questões sérias..

Blog disse...

É sem dúvida uma matéria muito importante para todos nós , até porque a maioria das pessoas só descobre que esta infectado muito tarde para um tratamento com eficacia. O que de fato assusta é que no Brasil a faixa etária, alvo principal de contaminaçao do'HIV, é dos 13 aos 19 anos. E é exatamente nessa faixa etária que as mulheres estão em maior número em relação aos meninos. Para cada 6 meninos com HIV existem 10 meninas.
A existëncia de uma vacina é uma luz no fim do túnel para tantos jovens que chegarão a idade adulta dependendo de muitos medicamentos , se conseguirem chegar lá...

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG80163-9313-496,00.html

Blog disse...

Isso demonstra um sinal positivo de que o governo está interessado em ajudar a sociedade.
Roberta Friedrich

Cla disse...

o comentario sobre os dados da época ~e meu!!

Nathiele dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nathiele dos Santos disse...

A iniciativa é ótima, sinal que o governo está fazendo algo para ajudar as pessoas que têm a doença... O problema é quem não tem dinheiro para comprar a vacina... Será que o governo vai custear para as pessoas com menos necessidade?!!

Gabriela Machado disse...

Certamente esta iniciativa do governo traz esperança para milhares de portadores do vírus HIV. Porém, a notícia também levanta outras questões: Quando a vacina estará disponível? Quanto custará? Quem poderá ser vacinado? Ficam as perguntas.