Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Cientistas fazem mapa genético do câncer

As revistas “Science” e “Nature” publicaram três estudos que mostram a descoberta de que pedaços de genes muito diferentes entre si, seguem o mesmo caminho para entrar em ação e formar um tumor.
É um marco para os estudos da genética do câncer, pois os cientistas conseguiram mapear as alterações genéticas que transformam células normais do cérebro e pâncreas em dois dos tumores mais letais conhecidos. Os resultados apontam para uma nova forma de lutar contra o câncer e de descobri-lo mais cedo, pois a genética do câncer sempre foi um assunto complicado porque os genes culpados pelo tumor cerebral de uma pessoa são diferentes dos envolvidos no de outra. Se novos estudos comprovarem o efeito, os médicos podem, no futuro, usar testes para detectar o gene e determinar o prognóstico, sendo possível verificar se algum remédio funciona melhor em pessoas afetadas com o câncer.
Até hoje, os cientistas encontraram apenas uma pequena fração das alterações genéticas que explicam qualquer uma das 200 doenças que recebem o coletivo nome de “câncer”. Tumores diferentes requerem efeitos dominó diferentes para que as alterações genéticas apareçam, e também para determinar sua gravidade e qual tratamento vai funcionar. A principal descoberta foi o “caos” genético do câncer. Nenhum tumor era idêntico a outro. O câncer pancreático típico continham 63 alterações genéticas; o cerebral, 60. A partir de agora os cientistas pretendem produzir remédios que ao invés de atacarem um gene específico, ataquem a rota que eles seguem até a formação do tumor.

2 comentários:

Beatrice Witt disse...

Câncer é uma doença que assusta, pelo menos a mim causa pavor. Que bom que descobriram uma maneira de evitar a formação de um tumor... acho que não é uma cura, mas já é uma ajuda,não?

João Francisco disse...

Acredito muito na força da ciência. Vamos vencer o câncer e a AIDS!!!