Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A Doença do Consumismo



Quando o consumismo começa a ser algo patológico? Quais os sintomas? Em um programa de entrevista que assisti pela Globo, uma psicóloga explica um pouco mais sobre o assunto. Segundo a psicóloga Eliane Medlowicz, “O sintoma mais clássico, mais claro, é a questão de estourar o orçamento.Você compromete família, compromete o nome. É uma doença nova, fruto da sociedade contemporânea, e se chama Oniomania. O medicamento dado para esse tipo de problemática é o antidepressivo”.
Muitas pessoas compram somente para obter status, para demonstrar seu poder de compra ou superioridade. Há também aquelas que compram por necessidade, ou até mesmo por modismo. O problema surge quando há a necessidade de comprar, a obsessão pela compra. Essas pessoas são os chamados consumidores compulsivos e formam 3% da população brasileira.
Segundo o psicólogo Daniel Fuentes, a maioria dessas pessoas é composta por mulheres, mas todas possuem temperamento forte, são ágeis, dinâmicas, inquietas, perfeccionistas, possuem uma desenvoltura social e cultural maior, são imediatistas e muito inteligentes.É quase como os compulsivos por jogos, que possuem uma fixação ainda maior que a fixação do viciado pela cocaína.
A dificuldade de se sair dessa doença é imensa, e precisa ser tratada, às vezes, até com antidepressivos, já que a força de vontade não adianta sozinha – assim como todos os vícios. Acredito que o mundo consumista em que vivemos já passou da fase das necessidades e dos modismos, e agora encontramo-nos quase todos doentes por compras. Basta fazer uma pergunta: quanto tempo você agüentou sem comprar um celular novo, levando em conta que o seu, mesmo com três ou quatro anos de uso, ainda funcionava bem? É preciso que todos passemos por um regime de re-educação quanto ao consumo. A partir de agora, listinha na mão e só o essencial do essencial para a sobrevivência (sua e do planeta Terra).

Para quem quiser ler algo interessante sobre o consumismo, sugiro o blog Ser consumista.
Por Bibiane Moreira

3 comentários:

Blog disse...

ONEOMANIA é o nome do distúrbio por consumo compulsivo. A medida que a ciência progride nos é facilitado o acesso a uma gama de produtos que tem a priori melhorar nossas vidas.Devemos atentar para o consumo inconsequente, pois podemos estar abrindo a caixa de pandora. Não que tenhamos de nos privar das benesses advindas do capitalismo. Mas devemos ter discernimento em saber priorizar o que nos é prioridade e o que constitui apenas em um desejo frívolo. Para que não sucumbamos a uma sociedade autômata guiada por necessidades que nos são impostas através de rótulos maniqueístas.
(Marcelo Martins)

Marcella Leal disse...

Tenho que apresentar um trabalho na quinta, dia 20/11, sobre consumismo. Estava procurando saber mais sobre a doença do consumismo, se você souber de algum livro ou site que fale sobre o assunto por favor comente no meu blog a respeito.

BEL disse...

um outro problema (grave) é o grande acúmulo de lixo no planeta...