Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de setembro de 2008

E o homem disse "Fiat Big Bang"

Reproduzir em laboratório a origem do Universo e o que se sucedeu nos segundos seguintes ao Big Bang é o objetivo do Conselho Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern). A comunidade científica internacional está dividida entre a expectativa e o receio do acelerador de partículas mais avançado já criado - levou uma década e meia para ser construído e consumiu US$ 8 bilhões. Nem os cientistas sabem os efeitos que o experimento pode causar. Há ainda a remota chance do acelerador gerar um miniburaco negro. O Grande Colisor de Hádrons (LHC) fará dois feixes de prótons colidir a 99,99% da velocidade da luz. Os prótons serão acelerados ao redor de um túnel de 27 quilômetros de circunferência, contendo 9,3 mil ímãs e esfriado a -271 C, temperatura mais fria que a do espaço interestelar, assim pretende-se recriar as condições do Universo instantes logo após o Big Bang. O túnel de 27 de quilômetros de extensão foi construído no subsolo da região de Genebra (ainda cruza a fronteira da França e retorna ao território suíço, a mais de 100 metros de profundidade).

Uma ala dos cientistas mostra-se reticente e preocupada quanto à tentativa de recriar o Big Bang. Esse grupo alega que o choque das partículas poderia acarretar um buraco negro que acabaria por engolir o planeta. A chance do acelerador produzir uma catástrofe é de uma em 50 milhões - o que equivale a ganhar na loteria. Para os cientistas envolvidos no projeto se fosse encontrada a misteriosa partícula bóson de Higgs, conhecida como partícula de Deus já seria o suficiente para pagar o investimento. A bóson de Higgs - seria uma partícula elementar que daria massa à matéria - a sua existência não é comprovada. Seria ela o elo que interligaria as quatro forças que regem o Universo - o eletromagnetismo, a gravidade e as forças nuclear forte (responsáveis por manter o núcleo do átomo unido) e fraca (mantém os elétrons girando em torno do núcleo do átomo).

Se o planeta não for transformado numa massa inerte, espera-se que o LHC ajude a compreender e a desvendar a estrutura da matéria e as leis que regem a evolução do universo.

2 comentários:

João Francisco disse...

O astrofísico Stephen Hawking* disse que mesmo que o acelerador de partículas crie um buraco negro este seria tão pequeno e de tão curta duração que não causaria problemas.

(*)Stephen Hawking é um dos mais conceituados astrofísicos do mundo. Escreveu dois livros famosos: Uma breve história do tempo e O Universo numa casca de noz.

Blog disse...

A crônica do Veríssimo nesta segunda em ZH está hilária! Fala da nostalgia em tempos de acerleração da partículas!