Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Ameaça ambiental

No extremo Sul do Rio Grande do Sul, uma área rica em biodiversidade pura está sendo dominada por três empresas de papel. O lugar denominado Pampas acolhe três empresas: a Stora Enzo, Aracruz e Votarantim celulose. A celulose, elemento fundamental para a produção de papel e depende do plantio intenso se árvores.
A principal fonte para a madeira é o Eucalipto que pode ser cortado em apenas sete anos. Desta forma aumenta a produção e o mercado de cultivo de encaliptos se consolida no estado.
Fora os problemas sociais a plantação de monoculturas traz consequências ao meio ambiente. O eucalipto consome 20 litros de água por dia. Na Argentina, segundo a revista Science, houve uma redução de 52% de água na região e também se comprovou que vários rios secaram. O resultado de plantio de eucalipto provoca a desertificação e acidez do solo.
Por Denise Lopes

3 comentários:

Luisa disse...

Qm é proprietário d terra q se ligue com isso Parece q ganha muito, mas na verdade perde-se. Ou seja, tu pode ateh ganha uma boa grana com o eucalipto, mas tuas terras ficam inúteis p qqr outra coisa. A raiz da arvore é muito funda e demora anos pra apodrece, além de sugar tds nutrientes do solo, não podendo plantar nada! Nem pasto.
Em media 100 equitares equivalem a R$100.000,00. Segundo a Aracruz. se for pensar bem são 7 anos do plantio, mais o tempo que a terra ficará inútil, digamos uns 10.
é tempo... esse desgaste ambiental vale a pena?
Mesmo que depois pense em mexer na terra para um replantio. Depois não fará. Porque pela profundidade do eucalipto só com retroescavadeira, e esse trabalho ao todo custa cerca do dobro do lucro obtido com as arvores.


Luisa

Blog disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog disse...

..... o proprietário da terra nem sabe o mal q faz p os nutrientes do solo. Concordo q muitos so pensam no lado financeiro. Ond está a responsabilidade com o meio ambiente??!!

Roberta Friedrich