Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Tornar a ciência um assunto "atraente"

Manuel Calvo Hermando, na quarta parte do texto intitulada Ciencia y periodismo cientifico en iberoamérica, ressalta a importância estabelecer um vínculo entre os especialistas das diversas áreas. Um físico pode ter noções dos avanços da biologia. Ele propõe que os jornais não ignorem a ciência. Que a imprensa possa buscar alternativas para que as pessoas tenham essa noção básica da ciência e de seus avanços que beneficiam a humanidade.
Uma estratégia para atrair a atenção da mídia e do pública seria divulgar as notícias cientificas de uma maneira diferenciada, que chame a atenção da população. No Brasil, não existe uma cultura de mídia científica. Apenas revistas especializadas. O grande foco científico da mídia está no exterior. Então, seria preciso uma estruturação para que a ciencia fosse inserida no cotidiano dos brasileiros.

Por Adriano Sartori e Bruno Tech

4 comentários:

Diogo Viedo disse...

O brasileiro le pouco.Nao somente materiais cientificos mas tambem livros em geral. Esta realidade e reflexo da qualidade da educacao do pais que pouco estimula criancas a se habituar a leitura.

Bibiane Moreira disse...

Falta ainda que se divulgue mais o jornalismo científico no Brasil, para que as notícias não venham tanto de fora e também nao somente em revistas especializadas, mas em jornais e radios populares. Concordo com a idéia de tornar a ciência um assunto atraente, isso precisa acontecer para que ela seja inserida no dia-a-dia dos brasileros com maior facilidade.

Bibiane Moreira disse...

*brasileiros

Bibiane Moreira

Blog disse...

A notícia científica no Brasil poderia focar as informações no assunto de meio ambiente. Pelo fato de que a flora e a fauna do nosso país é riquissíma, e é de interesse de todos ficar informado nos estudos e pesquisas nesta área, e também conhecer um pouco mais sobre o nosso meio. Atrelado a isso a informação também deveria ter um caráter de alerta para preservação do meio ambiente. Claro que para essa notícia interessar a todos, os jornalistas deveram ao máximo aproximá-las do nosso cotidiano.

Emanuella Ruviaro