Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Informação científica uma possibilidade de mudança

Ciencia y periodismo científico en Iberoamérica (l) trata do jornalismo científico como a "estrela informativa do século". O texto traz um panorama da divulgação científica nos países latinos e a importância da ciência no século em que vivemos.
O autor Manuel Calvo Hernando dirige-se ao jornalismo científico como uma das formas de participação ativa na transformação da nossa sociedade. É através da divulgação da ciência, da ampliação dos conhecimentos que se pode modificar o meio em que vivemos.
Nas palavras do autor é o "conhecimento a serviço do indivíduo e da sociedade(...) o jornalismo cientifico tem a obrigação social de fazer o possivel e o impossivel para que a tecnologia sirva de enriquecimento cultural em beneficio das sociedades".

2 comentários:

Diogo Viedo disse...

o jornalismo cientifico deve ser o elo entre o conhecimento e a sociedade.O desafio esta em mobilizar a sociedade em geral e despertar um interesse maior pela informacao.

Bibiane Moreira disse...

Mas apesar do jornalismo científico estar engatinhando e pedindo por atenção, ainda é preciso que as pessoas tenham consciência de sua importância e passem a informar-se sobre ciência. De nada adianta um jornalismo honesto na área da ciência se a população prefere ler fofoca. É preciso ter paciência até que as pessoas percebam a importância da ciência.

Bibiane Moreira