Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Comunicação à serviço do conhecimento

O mundo globalizado está cada vez mais envolvido pelas ameaças dos avanços da própria humanidade. Estabelece-se de imediato uma participação ativa dos meios de comunicação.
A transmissão da notícia não se reduz a informação superficial. Ela deve assumir a sua responsabilidade de divulgadora para causar reflexão e retomada de atitudes e valores com relação ao seu próprio meio.
O acesso a informação não deve ser reduzido a um pequeno grupo, pois serve de instrumento para um processo democrático.
Por Denise Braga Lopes e Denise de Oliveira

4 comentários:

Diogo Viedo disse...

De fato o acesso a informação não deve ser reduzido a pequenos grupos de especialistas. A alfabetizacao cientifica depende da interacao entre ciencia e a sociedade.Clarear a linguagem e aproxima-la dos leigos se faz necessario.

Diogo Viedo

Bibiane Moreira disse...

É verdade, Diogo. E o que seria da ciência, seus avanços e dos avanços da humanidade sem as palavras tradutoras dos jornalistas? Se a informacão mantiver-se em um grupo pequeno, situações de grande importância passarão despercebidas.

Bibiane Moreira

Blog disse...

O jornalismo tem por dever divulgar informações de interesse público. E a notícia científica atende a essa característica, por que faz parte da sociedade global. Na qual tecnologia e desenvolvimen-
to da ciência é informação essêncial para uma melhoria de vida da sociedade.

Emanuella Ruviaro

Juliane Souza disse...

O jornalismo e a ciência devem caminhar juntos. Já que quando pequenos nossa sociedade não foi acostumada a recebe muitas informações a respeito do mundo científico, cabe ao jornalismo tentar saciar essa deficiência de informação. Mas toda ajuda é bem vinda, quanto maior a divulgação por parte das pessoas que se informam sobre o assunto, mais rápida será a inclusão dos leigos.
Cada um fazendo a sua parte!!!!