Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Reutilizar a água é uma solução

A água é usada de maneira inconseqüente todos os dias. Seja o exagero de minutos no banho, os vários enxágües da máquina de lavar roupas, a torneira corrente na hora de lavar a louça e os legumes. Da mesma forma a indústria brasileira gera água altamente poluída nos processos de produção, sem demonstrar preocupação com os recursos hídricos. A questão é: por quê não aproveitar essa água?
Questão que já faz parte do dia-a-dia de algumas donas-de-casa, que utilizam a água resultante da máquina de lavar para lavar calçadas, banheiro e outras dependências da casa. A indústria, também está despertando para a reutilização. A principal vantagem é a economia de até 70% do gasto com água, segundo a AGCO do Brasil. A empresa conhecida pelos seus tratores e colheitadeiras para a agricultura, implantou desde o final de 2005 o Projeto Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos: Re-uso de Água, em Canoas e Santa Rosa no Rio Grande do Sul.
A direção da empresa afirma que é um sistema de tratamento de água, por meios mais naturais, isto é, uma tecnologia limpa, que evita desperdícios e economiza recursos hídricos. Pois pode ser reusada na fabricação de novas peças, ou até mesmo nos banheiros e na limpeza. Além disso, a AGCO tem o programa: Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) como tratamento terciário, para controle de fim-de-tubo. Isso porque nem toda a água pode ser aproveitada, já que tem grandes cargas com óleo e produtos químicos utilizados nos processos de fabricação. Mesmo assim, por meio de um complexo de tanques, a água passa por processos naturais como o Sistema de Plantas Aquáticas Emergentes (PAE), que permite devolver esta água em bom estado para a natureza.

Fórum sobre reutilização d’água
http://www.akatu.net/interatividades/forum/encerrados/mudancas-de-habito-quais-as-praticas-de-reutilizacao-de-agua-que-um-consumidor-consciente-pode-adotar-em-sua-casa-1/
Produção limpahttp://www.agco.com.br/respSocialProducaoMaisLimpa.asp?op=3

Nenhum comentário: