Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2008

A ansiedade pode ser doença

O brasileiro está mais ansioso, e também mais doente por causa disso. A vida globalizada e competitiva, atrelada à correria e à pressão por resultados, tem provocado no cidadão um sentimento de expectativa desenfreado, que necessita ser dosado, atentam especialistas.
Quando esse sentimento foge ao controle, dura muito tempo e passa a prejudicar o cotidiano do indivíduo, a vida social e profissional, o alerta está dado. Pode-se estar sofrendo de algum transtorno mental, como um dos cinco tipos de ansiedade que apareceram nas últimas décadas.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (
ABP), cerca de 20% da população do país hoje padece com algum tipo de transtorno comportamental derivado da ansiedade. Porém, muita gente sequer ouviu falar que ansiedade pode ser doença, a maioria por falta de acesso a atendimento médico.
O psiquiatra
Luiz Alberto Hetem, da ABP, lembra que, embora boa parte da população tenha dificuldades de se consultar com um profissional da área no sistema público de saúde, é sempre necessário buscar ajuda especializada.
Ele destaca que diz que são cinco os tipos de transtornos de ansiedade mais observados nos brasileiros: as fobias, o transtorno de ansiedade social, o transtorno obsessivo compulsivo, o transtorno de pânico e o transtorno da ansiedade generalizada. Para cada um deles, é indicado um tipo de tratamento.
De acordo com especialistas na área da psiquiatria, a psicoterapia ainda é a melhor saída em busca de uma vida mais tranqüila para o paciente. Mas isso nem sempre funciona, dependendo do grau de evolução da ansiedade.
O psiquiatra Rodrigo Marot, colunista do
Psicosite, comenta que o uso de antidepressivos e tranqüilizantes às vezes se fazem necessários durante o tratamento, mas desde que combinados com terapia. Marot dá dicas para uma auto-análise antes de buscar tratamento. Ele informa que uma das maneiras de diferenciar a ansiedade generalizada da ansiedade normal é através do tempo de duração dos sintomas.
A ansiedade normal se restringe a uma determinada situação, e mesmo que uma situação problemática causadora de ansiedade não mude, a pessoa tende a se tolerar melhor a tensão diminuindo o grau de desconforto, em um curto espaço de tempo, como um dia ou mais.
Agora, uma pessoa que permaneça apreensiva, tensa, nervosa por um período superior a seis meses, ainda que tenha um motivo para estar ansiosa, começa a ter critérios para diagnóstico de ansiedade generalizada.

Alguma das características dos transtornos
Dificuldade para relaxar ou a sensação de que está a ponto de estourar
Cansa-se com facilidade
Dificuldade de concentração e freqüentes esquecimentos
Irritabilidade
Tensão muscular
Dificuldade para adormecer ou sono insatisfatório

Tipos de transtornos de ansiedade
Transtorno de pânico
São quadros de ansiedade muito intensos, a ponto da pessoa achar que está morrendo
Transtorno da ansiedade generalizada
Apresenta-se como quadros mais longos de ansiedade. Podem durar de cinco a oito meses de duração
Transtorno de ansiedade social
A situação temida é quando individuo se sente o centro das evidências, achando que todas as pessoas estão olhando para ele
Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)
O paciente tem idéias obsessivas e comportamentos em forma de rituais, como por exemplo, manter tudo em ordem ou achar sempre que está contaminado. Quando a pessoa tenta resistir a essas idéias obsessivas, sente-se ansiosa e culpada
Fobias
São medos irracionais de objetos, animais, pessoas ou situações


Nenhum comentário: