Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pneus velhos são reutilizados como tubos de saneamento

O que antes ia para o meio ambiente na forma de lixo, hoje já pode ser utilizado como meio de melhorar o saneamento nas cidades, e com um custo muito baixo. A grande novidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, é a utilização de pneus velhos para substituir os tubos de concreto, uma alternativa que vem dando resultados satisfatórios.
Chamados de ecotubos, os pneus velhos que antes não tinham um destino final certo, já podem ser úteis para o fechamento de valetas e fossas.
A utilização deste sistema ainda está em fase de teste, segundo Fernando Caetano, idealizador do projeto e arquiteto da Secretaria de Qualidade Ambiental de Pelotas, muitas outras formas de utilizar os pneus velhos ainda podem ser criados.
Para a confecção dos ecotubos, os pneus são prensados uns aos outros em uma máquina que também foi desenvolvida por Fernando, e depois são presos por cabos. Para a realização deste processo, é gasto em média 15 minutos e cerca de R$ 40, enquanto que os tubos de concreto levam cerca de 20 dias para ficarem prontos, com um custo final de R$ 140.
Outra vantagem na utilização deste sistema para o saneamento é a durabilidade e resistência do material utilizado. Enquanto um tubo de concreto tende a rachar com as vibrações, os de pneus duram cerca de 400 anos, não quebram, e amortecem o impacto produzido pelos veículos.
A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, através do deputado Nelson Härter (PMDB), já pensa em apoiar o projeto, para isso, solicitou a realização de uma audiência pública para debater e divulgar os ecotubos.
Para o futuro, Fernado pretende buscar a certificação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e parcerias para a fabricação do ecotubos.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia, me chamo Bruno e há algum tempo venho me empenhando na fundação de uma ONG em minha comunidade. Tendo como preocupação primordial a separação de lixo, reutilização de todo produto natural como objetivo de preservar os recursos naturais, gostaria de receber maiores informações sobre como adquirir este mecanismo de aproveitamento de pneus .
DEsde jah agradeço pela atenção .