Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Hábitos alimentares incorretos e saúde comprometida

A alimentação do brasileiro vai mal, obrigado. Essa foi a conclusão da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), entidade que encomendou, em 2008, uma pesquisa para mapear os hábitos alimentares do brasileiro. O estudo foi desenvolvido nas cinco regiões do país e o resultado não é nem um pouco satisfatório para a Associação Brasileira de Nutricionistas (Asbran). 2008
Frituras, muito carboidrato e carne vermelha, esses são os alimentos que compõem a dieta do brasileiro, frutas e verduras são sempre preteridas. O resultado dessa dieta coloca 63,1% da população, isso representa 117 milhões de pessoas, acima do peso. Segundo o Presidente da SBCBM, Luis Vicente Berti, essas dados são esclarecedores. Até esta pesquisa ser realizada não se sabia ao certo quantas pessoas no Brasil, estavam com sobrepeso. Berti explica que há muito tempo a comunidade científica cobrava dados referentes ao número pessoas acima do peso, pois os dados obtidos até então não eram seguros.
A nutricionista Sônia Lucena, que compõe a diretoria da Asbran, explica que o cardápio nada saudável, que está a mesa do brasileiro, se deve ao estilo de vida moderno. Ela acredita que hoje é mais fácil comer um pastel na esquina do que preparar um almoço balanceado. Em 2007 duas Universidades paulistas, Universidade Federal de São Paulo (
Unifesp) e Universidade de São Paulo (USP), realizaram uma pesquisa semelhante. A conclusão: ricos e pobres consomem pouca quantidade de vitaminas e minerais.
Para aqueles sequer tentam organizar-se para ter uma alimentação correta Sônia não prevê um futuro muito promissor. A nutricionista explica que quem não tem uma alimentação balanceada comprometerá sua saúde no futuro. Jovens que ingerem poucos nutrientes e muita gordura saturada estão propensos a ser idosos com diabetes e hipertensão.

Nenhum comentário: