Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Na terra do futebol Ciência e Tecnologia marcam gol de placa


A pesquisa Percepção Pública da Ciência e Tecnologia sobre o Olhar dos Brasileiros teve seus dados divulgados. O centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) disponibilizaram os dados referentes a pesquisa do ano de 2015. O estudo teve como objetivo realizar um levantamento sobre o interesse da população brasileira em relação à assuntos ligados a Ciência e Tecnologia.

A pesquisa teve como base um questionário de 105 perguntas, que foi realizado em todo o território brasileiro. A coleta dos dados foi feita entre o período de 22/12/2014 a 16/03/2015. Foram entrevistadas 1962 pessoas através de um aplicativo ligado ao telefone, que é correlacionado ao computador O apuramento dos dados seguiu os padrões de investigação do IBGE, e abordou a população de faixa etária a partir dos 16 anos.  

Os principais resultados da pesquisa mostram o interesse e o grau de informação sobre ciência e tecnologia. O interesse dos brasileiros referentes a estes assuntos é bastante elevado, mas apesar disso, o acesso que estas possuem sobre as informações é escasso, principalmente nas camadas sociais de menor condição social.

Apesar do Brasil ser conhecido como o pais do futebol, os interesses da população brasileira vão além de uma partida. Os entrevistados declararam à pesquisa que possuem uma maior curiosidade quando os assuntos são relacionados a Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Medicina e Saúde.





Percentual dos entrevistados segundo o interesse declarado em ciência e tecnologia e outros temas, 2015. 


Comparado à países da União Europeia, o Brasil aponta um percentual de 8% há mais de interesse relativo a Ciência e Tecnologia. Os níveis médios declarados na pesquisa são de 61% contra 53%. O acesso à informação ainda é pequeno para boa parte da população brasileira, e os meios com que estes adquirem esta informação é devido a televisão. 



O acesso que os brasileiros tem a Ciência e Tecnologia ainda é considerado pequeno pela grande maioria, mas a forma com que estes consomem a informação é derivado por sua grande parte da televisão. Há um crescimento nos últimos anos nesta forma de consumo, pois a internet e as redes sociais possibilitam cada vez mais a interação da população com os temas de C&T.





Entretanto, a forma como os brasileiros declaram que estão consumindo estas informações através da internet e das redes sociais, como fonte primária de informação, demonstra que há um aumento na frequência destes meios em relação a televisão. A pesquisa também apontou que os jovens são os que mais consomem assuntos relacionados a C&T pela internet, como fonte de pesquisa estão os blogs, facebook, wikipedia e sites de jornais e revistas digitais.  

A avaliação que os brasileiros fazem em relação a maneira que as matérias sobre Ciência e Tecnologia são veiculadas aos meios de comunicação, é considerada satisfatória pela metade dos entrevistados. Outros 20% acreditam que a forma de divulgação é feita de forma parcial, e os outros 20% entendem que, a informação não é satisfatória, tanto no que se refere ao número de matérias quanto à qualidade do conteúdo divulgado.








Nenhum comentário: