Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Experimento no Oceano Atlântico Sul mede temperaturas

Oito pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estão, desde o dia 10 de outubro deste ano, a bordo do Navio Polar Alm. Maximiano. Entre eles estão três representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e dois pesquisadores do Departamento de Ciências da Atmosfera e dos Oceanos da Universidade de Buenos Aires (UBA).
Os pesquisadores irão realizar um experimento de campo no Oceano Atlântico Sul, quando irão percorrer a cidade de Rio grande (RS) e Punta Arenas, no Chile. Essa experiência está ligada ao projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera, através do Programa Antártico Brasileiro (ProAntar),  em projeto  coordenado pelos pesquisadores Ronald Buss de Souza e Luciano Ponzi Pezzi.
O programa Interconf (Interação Oceano-Atmosfera na Região da Confluência Brasil-Malvinas) é quem realiza esse experimento. O programa tem como intuito avaliar os impactos na atmosfera, através das mudanças da temperatura da superfície da água do mar.
Os dados do experimento são coletados através de sensores que foram instalados em uma torre micro meteorológica na proa do navio. Essa torre tem como objetivo oferecer estrutura para a instalação de equipamentos meteorológicos que irão coletar dados para análise específica da área estudada. Além das torres, também é possível observar os resultados através dos radiossondas - um conjunto de aparelhos e sensores que são conduzidos por balões meteorológicos e, por último, não menos importante, os instrumentos oceanográficos.
A região da Confluência Brasil-Malvinas é uma região estratégica para se entender as conexões Antártica e a América do Sul, já que nelas ocorre o encontro de massas de água de origem tropical e subpolar, no qual são carregadas pela Corrente do Brasil e Corrente das Malvinas.

Nenhum comentário: