Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

A narrativa e a capacidade de trabalhar com o imaginário

Prof. Antonio Hohlfeldt.
Foto:Lucas Cirolini. Lab. Fotografia e Memória
Na noite da última quinta-feira, 27 de agosto, teve continuação, o XV Seminário Internacional de Letras (InLetras). A mesa mediada pelo Prof. Ms. Luis Adriano de Souza Cesar, do Centro Universitário Franciscano, teve como tema a “narratividade nos textos”,e ministrada pelo Prof. Dr. Antonio Hohlfeldt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
O conceito de narrativa é uma sequência de fatos interligados, histórias e narrações que são expressas de diferentes formas e por diferentes linguagens: a linguagem oral e escrita, a linguagem imagética e pela representação teatral.
A narrativa pode explicar de onde viemos, o que fazemos qual nossa identidade. Para o Prof. Hohlfeldt, a narrativa permite nos conhecermos, nos adaptarmos, nos descobrirmos como pessoas em determinado tempo ou lugar.

O professor afirma que ler é fazer uma operação contrária a quem escreve. Quem escreve usa uma estratégia, uma estrutura para atrair o leitor. Quem lê deve desmontar essas estruturas e estratégias. Segundo Hohlfeldt, o letramento é a capacidade de ler, estudar e trabalhar com o imaginário, criar outras maneiras de narrar uma história. “Nós seres humanos, somos os únicos a trabalhar com o imaginário, a combinar formas, criar o que não existe”.

Por Henrique Orlandi

Nenhum comentário: