Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Os benefícios da música no desenvolvimento infantil

            A música está presente em nosso cotidiano desde a antiguidade e exerce imensa influência nos indivíduos, pois sempre esteve ligada a cultura e as tradições de um povo e sua época. Na Feira do Livro de Santa Maria 2015, a atração do palco principal foi a 6ª edição do projeto Concertos Didáticos. Trata-se de uma iniciativa realizada pela Associação Cultural Orquestra Sinfônica de Santa Maria e apresenta o espetáculo "A educação embalada pela música", com canções infantis do folclore brasileiro como “Marcha Soldado”, “Ciranda, Cirandinha”, “Cai, cai, Balão” e “Pezinho”. As canções são arranjadas por alunos da UFSM e regidas por Marco Antônio Penna.

        "A música e a educação caminham juntas, e podemos dizer que é uma atividade vital no processo de desenvolvimento da criança. As notas e melodias de uma canção auxiliam no desenvolvimento cognitivo, deve ser valorizada no crescimento da criança a fim de fomentar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória e outras várias habilidades. Além disso, contribuem de forma efetiva no processo de ensino- aprendizagem", afirma Penna.

        Desta maneira, a música pode proporcionar a comunicação com outras culturas, trazendo momentos alegres e de aprendizado transformando o conhecimento das crianças. Ela deve ser trabalhada com as crianças da educação infantil, onde o universo musical é construído de maneira lúdica e de fácil entendimento. Os pequenos acompanham os sons com movimentos do corpo através de palmas, sapateados e danças.

           Em Santa Maria, a Associação Orquestrando Arte foi criada para promover o bem estar social, educacional e cultural das famílias em situação de instabilidade ou risco social. Desenvolvido desde 2013, o projeto teve início na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres. Atualmente, é executado com apoio da Universidade Federal de Santa Maria e Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Um exemplo que a música pode dar um novo rumo para a vida das crianças.

Crianças em aula na Associação Orquestrando Arte. Foto: divulgação.

           Lucas dos Santos, ex aluno do Projeto Orquestrarium, ressalta a importância que a música teve na sua vida. Ele conta que ao ingressar na vida militar, logo se identificou com os instrumentos musicais dentro do quartel e sabia que era ali que queria trabalhar. Hoje, faz parte da banda oficial do quartel e afirma que se não tivesse participado do projeto antes, não saberia se estaria onde está.

         Nesse processo de desenvolvimento, a convivência com a música estimula de forma eficaz o sistema sensório- motor, ou seja, no método através do qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo. A possibilidade de uma criança ter uma aprendizagem musical possibilita um maior equilíbrio. Também, possibilita o desenvolvimento no imaginário da criança.

          A música surge através dos sons e está inserida no dia-a-dia das pessoas. Ela consegue tornar qualquer ambiente mais agradável, mais leve, mais prazeroso, e se faz presente no universo infantil desde muito cedo. Assim, consegue encantá-las com seus diversos elementos como a melodia, a harmonia e o ritmo.

Daniele Carvalho e Gisele Fernandes

Nenhum comentário: