Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O jornal "Zero Hora" no 2º turno da Eleição Presidencial

Para iniciar esta análise foi realizado um levantamento no site do jornal “Zero Hora” (zh.clicrbs.com.br) para ver quais e quantas pesquisas foram publicadas pelo veículo desde o início da campanha de 2º turno das eleições.
No total foram encontradas sete pesquisas publicadas em quatro datas diferentes: duas no dia 09/10, duas no dia 15/10, duas no dia 20/10 e uma no dia 22/10. Os dados são do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), com duas pesquisas publicadas, Datafolha, com três pesquisas divulgadas e CNT/MDA com uma pesquisa postada no site.
No dia 09 de outubro, o jornal divulgou duas pesquisas com os números de intenção de votos para presidente da república. A primeira pesquisa divulgada, às 21hs, foi do Ibope com o título Ibope mostraempate técnico entre Aécio e Dilma. Nesta pesquisa o candidato Aécio Neves (PSDB) aparece com 46%, contra 44% da candidata Dilma Rousseff (PT). A segunda pesquisa divulgada neste dia foi postada 32 minutos de diferença da primeira. Os dados do Instituto Datafolha apresentam os mesmos números da pesquisa Ibope, mas o título da matéria não lembra o empate: Aécioaparece com 46%, Dilma tem 44%.
Nas duas matérias o jornal destaca a vantagem de dois pontos de vantagem do candidato Aécio sobre a atual presidente do Brasil, mas esclarece que segundo a margem de erro que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois presidenciáveis estão tecnicamente empatados.
Neste mesmo dia, o jornal divulgou uma matéria abordando o pensamento de Aécio Neves sobre o apoio recebido pela candidata derrotada no 1º turno, Marina Silva (PSB), neste momento, percebemos que o jornal deu destaque a candidatura do tucano, por estar à frente da atual presidente Dilma Rousseff. No dia seguinte, 10, o jornal publica três matérias referentes ao dia de campanha de Dilma Rousseff e duas sobre as atividades realizadas por Aécio. Mudando o foco para a candidatura petista.
No dia 11, o jornal publicou uma matéria mais geral sobre os dois candidatos, abordando a postura de cada um no início de campanha do 2º turno. Segundo o jornal, Dilma deixou de ser uma chefe mais firme, para assumir uma postura e um ar maternal, enquanto Aécio, deixa de ser o “galã” das eleições e começa aparecer como o “pai” dos brasileiros. Com esta matéria, se percebe uma neutralidade do veículo quanto a essas eleições. Neste dia o jornal também divulgou uma matéria sobre o apoio da esposa de Eduardo Campos a Aécio Neves. O que vimos é um agendamento de matérias referentes a cada candidato, buscando dar o mesmo espaço para ambos.
Dois dias depois, 13, o jornal publicou matérias sobre o panorama político no Rio Grande do Sul, o caso da Petrobrás e uma reportagem sobre Aécio Neves com o título: “Aécio diz que Dilma é "candidata à beira de ataque de nervos"”. Publicando essas matérias, notamos uma relação contra a candidatura de Dilma, apresentando reportagens sobre o escândalo da Petrobras e destacando uma citação de Aécio, se referindo negativamente a candidata. No dia seguinte, o site destaca minuto a minuto informações sobre o debate dos candidatos à presidência realizado na emissora de televisão Bandeirantes. Outras matérias como a presença da candidata Dilma em evento da reforma política em Brasília também foram postadas. Mostrando novamente, depois dos destaques dados a Aécio, uma neutralidade apresentando notícias sobre o dia a dia de Dilma.
No dia 15 de outubro, antes de publicarem a segunda pesquisa com intenção de votos para presidente, o jornal destacou a repercussão do debate realizado no dia anterior, matéria sobre a oscilação da bolsa de valores e do dólar relacionadas às pesquisas eleitorais. Logo após essas publicações, o site do jornal postou os números do Datafolha e do Ibope, com uma diferença de duas horas de publicação uma da outra.
Na pesquisa Datafolha o título apresentava os números: Aécio tem 45%, e Dilma, 43% dos votos totais, e salienta que cada candidato aparece com um ponto a menos em relação ao levantamento divulgado no dia 09. A chamada da pesquisa Ibope é praticamente a mesma do Datafolha, com a mesma percentagem de votos totais, o que muda no destaque são os números dos votos válidos que apresenta o senador com 51%, contra 49% da presidente.
No dia seguinte, foi realizado o segundo debate do 2º turno, no SBT. Neste dia não foi feita nenhuma reportagem referente ao pleito. No dia seguinte, 17, a propaganda eleitoral da candidata Dilma tem trecho cortado e uma matéria foi publicada apresentando as propostas dos candidatos à presidência e governadores. O jornal abriu espaço para que artistas escrevessem sobre seus votos. Cada dia dois artistas, um de cada candidato justificava seu voto. Neste dia, Lobão e Wander Wildner expuseram suas escolhas. Sobre o Aécio, fala-se da aliança dele com Marina e sobre o movimento de mudança. Na matéria abordando sobre Dilma, foi relatado sobre a reunião dela em palanque com militantes e ex-adversários políticos.
No dia 18 foi publicada uma matéria com a candidata Dilma admitindo desvio de verbas da Petrobras. Reportagens sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apoiando a campanha de Dilma e do ex-presidente Fernando Henrique na campanha de Aécio, também foram postadas, mostrando a representação de cada um deles. Outras duas reportagens de Aécio com provocações ao governo do PT também foram postadas. Mais uma vez notamos uma neutralidade quanto à candidatura de cada presidenciável. O veículo sempre buscou dar o mesmo espaço para os dois, sem deixar claro sua visão política.
No dia seguinte, 19, matérias de provocações dos candidatos tiveram destaques. Foram feitas duas para cada um deles. O jornal também apresentou informações sobre o terceiro debate presidencial: “Aécio tem de aprender a respeitar as mulheres, diz Dilma e Dilma evolui ao admitir desvios na Petrobras, diz Aécio”. Com este título, reforçamos a hipótese do veículo ser neutro nessas eleições.
No dia 20 de outubro o jornal divulgou os números da pesquisa realizada pela CNT/MDA. Mais uma vez o jornal saliente um empate técnico entre os dois candidatos, mas os números da pesquisa são de 45,5% para Dilma e 44,5% para Aécio. A pesquisaDatafolha, divulgada com oito horas de diferença da primeira, 20h27, os números são de 46% para Dilma e 43% para Aécio. Essa foi a primeira vez que a candidata petista apareceu a frente do tucano nas pesquisas.
Neste mesmo dia, o site publicou uma matéria sobre os vices de cada candidato, uma matéria que abordou a determinação da justiça de suspender propagandas de candidatos com acusações pessoais. Notamos mais uma vez o mesmo espaço a abordagem para cada candidato. No dia 21, o jornal postou uma reportagem sobre a decisão do TSE em suspender três propagandas do candidato Aécio Neves e uma matéria apresentando dados de “Por que o Datafolha mostra avanço de Dilma”.
A última intenção de votos divulgada no site do jornal foi publicada nesta quarta-feira, 22, apresentando os números da pesquisa realizada pelo InstitutoDatafolha. Com relação a última divulgada no dia 20, Dilma subiu um ponto, ficando com 47% dos votos e Aécio permaneceu com os 43% divulgadas na última pesquisa.
Neste mesmo dia, o jornal divulgou um teste com a seguinte pergunta: Com qual candidato à presidência você mais se identifica?. O teste apresenta ideias e propostas de cada candidato e no final apresenta o resultado de qual candidato se aproxima mais com o pensamento de cada internauta. Também foi publicada uma matéria sobre presença do ex-presidente Lula em Porto Alegre no comício de Tarso Genro, candidato do PT a governador do Rio Grande do Sul.

Por Aline Mendonça e Rodrigo Gonçalves

Nenhum comentário: