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sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A mídia, as pesquisas e as eleições

Às vésperas da votação para o segundo turno das eleições presidenciais e para governador em parte dos estado brasileiros, observa-se que o agendamento midiático ganha força, tentando influir no resultados das pesquisas, conforme elas evidenciem um pleito favorável a um ou outro candidato. 
Um rápido exercício de análise sobre o comportamento da mídia neste segundo turno foi desenvolvido dentro da disciplina de Jornalismo Especializado II ( jornalismo científico), do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano. A metodologia é simples. Observa-se, na linha do tempo que corresponde ao período do segundo turno, a correlação entre a divulgação dos resultados da pesquisa e a tematização das matérias publicadas .Foram observados os jornais on line e portais de notícias e entretenimento: Jornal Folha de São Paulo, Jornal Sul 21, Jornal Zero Hora, o Estadão, Portal do Uol, e o Portal do G1. 
Buscou-se observar as três características básicas apontadas por Neumann:
Acumulação: é a capacidade da mídia para criar e manter relevância de um tema.
Consonância: as semelhanças nos processos produtivos de informação tendem a ser mais significativas do que as diferenças.
Onipresença: o fato da mídia estar em todos os lugares com o consentimento do público, que conhece sua influência.
Confira o resultado das análises nos posts abaixo. 

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