Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Análise sobre o blog "Meio de Cultura"


Por Rodrigo S. Gonçalves


O blog científico escolhido para análise foi o “Meio de Cultura” que faz parte do site ScienceBlogs. As publicações bem humoradas e carregadas de conteúdo informativo e curiosidades são escritas pelo microbiologista Samir Elian.


O autor consegue abordar assuntos sérios, de forma bem estruturada, com descontração e entretenimento. Começando pela descrição do próprio autor no blog, onde ele se apresenta como “um projeto de microbiologista que sabe que cultura não é apenas de bactérias - afinal, pode ser de fungos também”.

O “Meio de Cultura” aborda temas sobre bactérias, vírus, fungos, ou, como está escrito no blog, “penas micróbios”. Nas publicações estão informações sobre os benefícios e malefícios desses “seres diminutos vistos com temor por pela grande maioria dos seres humanos”, como define o autor.

Com uma linguagem acessível aos leigos em microbiologia, o autor mistura termos técnicos da área com um humor leve e descontraído. A maioria das publicações possuem imagens referentes ao assunto tratado. Muitas delas, são imagens engraçadas, como a do post “A química da cerveja”, publicado no dia 17 de março de 2013.

A imagem traz o personagem de desenho Homer Simpsons pensativo e com um dos dedos dentro do copo de cerveja, com a seguinte legenda: “Cerveja, a causa e a solução de todos os nossos problemas”.




Para teremos uma ideia sobre o lado informal do blog, esta postagem citada acima começa da seguinte forma:


“Eu não nasci há 10.000 anos atrás, mas é provável que algumas pessoas daquela época já tomavam cerveja. Não era a mesma coisa do que conhecemos hoje, claro, mas sim uma bebida fermentada a partir de cereais”.

Além de trazer exemplos engraçados para o texto, o autor também se utiliza de técnicas muito usadas em meios onlines. Uma delas são o uso de carinhas, a fim de expressar o que o autor sentiu perante determinada frase. Um exemplo é o início do post “O tal ‘meio de cultura’”, postado no dia 21 de junho de 2010.

“Corre por aí uma piadinha infame que diz que a única forma de cultura que os microbiologistas conhecem é a cultura de bactérias. ¬¬” Eu, geralmente, brinco dizendo que também existe cultura de fungos(!).”


Neste trecho percebemos que a palavra “infame” está sublinhada, que uma das frases foi encerrada com o sinal (¬¬), a fim de salientar tal desconforto sobre a afirmação e o último recurso utilizado foi o ponto de exclamação entre parênteses.


A interação com o público é grande. Os leitores deixam comentários nos posts parabenizando pelo texto escrito ou, até mesmo, mostrando reações surpresas e engraçadas sobre a postagem. Muitos deles enviam sugestões, recebendo um feedback do autor.

Um exemplo dessa interação pode ser visto nos comentários da última postagem do blog, feita no dia 03 de setembro de 2014, intitulada “sobre o meu dia do biólogo…”. Nesta postagem, Samir fala sobre o dia do biólogo e faz uma brincadeira sobre o esquecimento de algumas datas comuns, como o dia do próprio aniversário. “Eu sou tão desprendido com datas, que do meu aniversário, ao aniversário da minha mamãe (espero que ela não esteja lendo isto) eu coloco lembretes anuais para não me deixarem olvidar tais datas”.

Na postagem, foram postadas fotos de mensagens que o autor recebeu via celular e um dos comentários postados sugere que seja feita uma alteração para os números dos telefones não sejam divulgados.



O leitor Roberto Takata deixou a seguinte mensagem: 03/09/2014 às 11:36 pm – “Melhor editar as imagens pra apagar os números dos celulares. E parabéns pelo dia”. Em resposta, o autor não deixou de lado o bom humor e respondeu: 03/09/2014 às 11:39 pm – “É a emoção do dia… Já estou resolvendo isso!”, concluindo com um segundo comentário: 03/09/2014 às 11:47 pm – “Resolvido! Obrigado 2x, Roberto! Pelo alerta e pelo dia do biólogo! Abraço!”.


Dessa forma, irreverente e descontraída, o blog tem como parte de seus objetivos explorar a relação dos microrganismos com o hospedeiro humano na saúde e na doença. Como também, seu papel na ciência, na natureza e na indústria. Vale a pena conferir o “Meio de Cultura”, que também tem perfil no Facebook e no Twitter, e ficar por dentro do mundo desses “verdadeiros benfeitores” que permitem a vida existir.

Nenhum comentário: