Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Análise do blog Haeckeliano

Ezekiel Dall'Bello

Haeckeliano considerações deselegantes de um darwinista incorrigível
        

O Blog incorpora uma área muito abrangente na qual diversas mídias podem ser utilizadas no mesmo suporte. “Haeckeliano” foi criado em Fevereiro de 2012 por Fabio Machado, Pós-Graduando em Biologia Evolutiva, enquadrando-se como um endereço de cunho científico-opinativo. Dentre os principais temas abordados pelo administrador/autor, encontram-se em destaque ciência, evolução, ateísmo e ceticismo.
A última postagem encontrada no blog é intitulada de “Lugar de tigre é no zoológico”, de 04 de Agosto de 2014, enquadrada nas categorias “animais” e “divulgação científica”. Nesta postagem, podemos analisar que em uma primeira instância, Fabio apresenta sua visão sobre um recente ataque de tigre a uma criança em um zoológico, demarcando o principal objeto dos blogs: o cunho opinativo.
Porém, o autor não deixa de lado, também, na mesma matéria, a complementação científica que seu endereço eletrônico promete, cedendo logo em seguida informações técnicas do animal em questão e conceitos biológicos. Entretanto, em meio aos dados expostos, como número de espécimes e ameaça de extinção, sua linguagem permanece de maneira coloquial e opinativa, com um alto grau de singularidade, o que favorece a compreensão de todos os públicos.

O ensino do jornalismo científico enfrenta dois tipos de resistência: o não entendimento da ciência enquanto processo de conhecimento e, em consequência, a dificuldade cognitiva em relação às informações produzidas nesse campo (Fonseca, Zucolo e Novaes; p. 88)

            Esse tipo de linguagem utilizada por Fabio Machado é extremamente produtiva para o jornalismo científico, uma vez que ele utiliza de seu blog como uma ferramenta de suma importância à popularização da ciência e democratização do conhecimento. Afinal, a linguagem é de compreensão dos peritos aos temas até os leigos no assunto, além de esta linguagem está de fácil acesso a todos.
Não só de fácil acesso, mas de simples compartilhamento também. Isto é, seu blog tem a possibilidade de ser promovido/apresentado/divulgado em outros endereços, como Facebook e Twitter, redes sociais de grande fluxo de informações e mensagens. só de fácil acesso, mas de simples compartilhamento também.







É de se observar que a técnica utilizada por Fábio, na maioria de suas postagens, é ligar um fato, um acontecimento social, normalmente de conhecimento público, à uma teoria científica. Assim, atrai o leitor pela notícia factual e lhe envolve com o conhecimento científico repassado em uma segunda intância ao texto ou permeado no mesmo. Exemplos disso são o próprio texto “Lugar de tigre é no zoológico”, citado anteriormente, e a postagem “Afinal, por que #somostodosmacacos?”, em que associa um fato de racismo no futebol com a teoria evolucionista.





Os blogs estão cada vez mais crescendo de importância justamente pelo modo singular de tratar a informação. No caso analisado – jornalismo científico – é de se ressaltar a técnica e a linguagem utilizados por Fabio Machado no auxílio à compreensão do assunto. A informação é disseminada e o produto informacional segue uma crescente, à medida em que é compartilhado e comentado.
A importância da análise dos blogs de jornalismo científico por parte dos jornalistas se destina ao estudo dos métodos e modos produtivos da notícia e/ou matéria em questão, comparando com estudos de autores do ramo, como Cláudio Bertolli, que friza a imprescindível necessidade da boa compreensão do texto por parte do leitor/internauta acima de tudo. Objetivo este que é fielmente seguido por Fabio Machado, com maestria e singularidade na administração de seu blog, alcançando o objetivo de informar a ciência com clareza e simplicidade. 

Nenhum comentário: