Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A ciência do comportamento humano: análise do blog O Divã de Einstein






O blog científico O Divã de Einstein faz parte do site ScienceBlogs e é escrito pela psicóloga Ana Arantes. As publicações são carregadas de conteúdo informativo, curiosidades e bom humor. A autora consegue abordar assuntos sérios, de forma bem estruturada, com descontração e entretenimento.

O Divã de Einstein aborda o comportamento humano “em todas as suas possibilidades, esquisitices e extravagâncias de maneira científica e baseada em evidências”, como Ana descreve. Em algumas postagens, ela também traz outros assuntos e pede a interação dos internautas. Eles realmente participam: enviam perguntas, fazem comentários e opinam por e-mails que depois são citados no blog. Dessa forma, Ana exerce um papel de esclarecedora de dúvidas sobre um tema específico.

Apesar do numeroso feedback, a última postagem foi em janeiro de 2014. Em uma análise das publicações mais antigas, percebe-se que a autora atualiza o blog com intervalos de meses ou até de um ano. Esse é um dos fatores que caracteriza a plataforma como um ambiente de divulgação científica, mas não de Jornalismo Científico. A autora não utiliza as regras e características do Jornalismo, é uma profissional que não tem formação na área de comunicação e não dedica-se ao blog com periodicidade. Aliás, essa não é a proposta dela, nem mesmo a função que ela tem.

Na última publicação foi tratado um tema pertinente na época: o autismo, baseado na novela Amor à Vida, da Rede Globo. Na trama, a personagem Linda era um indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ou pelo menos era o que o autor da novela queria que fosse. A psicóloga enfatiza na publicação do blog: “a personagem [...] NÃO É AUTISTA, ok? [...] As características demonstradas pela Linda no desenvolvimento da personagem são confusas e muitas vezes jamais se enquadrariam nas características de pessoas com TEA”.

De acordo com Ana, a caixa de e-mail dela começou a lotar com mensagens de pessoas que faziam perguntas sobre o autismo da personagem. A postagem no blog serviu para esclarecer dúvidas sobre quais são as características de um autista e como ele se comporta. Ana ainda critica a forma como foi mostrado o tratamento psicológico, alegando que a evolução nunca é imediata e não passa por apenas um profissional, ao contrário do que a novela retratou.

Outras publicações ainda tratam de temas interessantes como inventores, ética, homofobia, tratamentos psicológicos e testes cerebrais. É uma pena que o blog não tenha postagens constantes.

Nenhum comentário: