Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de maio de 2013

A POLÊMICA DA MASTECTOMIA PREVENTIVA E OS TRATAMENTOS ALTERNATIVOS

por Nathalia Ruviaro


Nas últimas semanas os meios de comunicação do mundo inteiro viraram seus holofotes para Angelina Jolie. A estrela de Hollywood, escolhida diversas vezes a mulher mais bonita do mundo fez uma cirurgia para a retirada dos seios em prol da prevenção do câncer de mama. Através de um mapeamento genético a atriz descobriu que tinha um defeito nos genes BRCA1 e 2 e que a probabilidade de desenvolver um câncer era de 87,5%. Sua atitude e seu depoimento geraram controvérsias, e o assunto virou uma polêmica mundial.

Os resultados desse furor chegaram a todos os cantos e lotaram as salas de esperas dos consultórios médicos. Segundo relatos das secretárias dos consultórios da Icardio, Instituto Cardiovascular de Santa Maria no Rio Grande do Sul, os telefones não paravam de tocar em busca de maiores informações sobre o exame, a cirurgia e pedidos de consultas.

De acordo com Rosa Figueira, ginecologista e obstetra, não há polêmica entre o meio médico, pois quando o assunto é mastectomia tudo está muito claro e estabelecido. Ela alega que a decisão é do paciente, mas que deve ser tomada com cautela, quando há indicação e com acompanhamento médico e psicológico. Não é uma escolha que pode ser tomada do dia para noite. “Entre todos os casos de câncer de mama, só 10% são de causas hereditárias. Então, quando se fala em exames para detectar essas probabilidades e mastectomia preventiva estamos falando em um número relativamente pequeno da população. A decisão cabe somente ao paciente, mas há todo um acompanhamento profissional nos centros terciários quando esse paciente tem a indicação” afirma.

Ainda de acordo com a médica, é feito todo um estudo para ver o potencial de risco do paciente. “Histórico de câncer de mama na família, menarca precoce, menopausa tardia e obesidade são alguns dos fatores de risco para o possível desenvolvimento da doença” explica.

Só no ano de 2012, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), teve uma estimativa de 52.680 novos casos. No Brasil as taxas de mortalidade são elevadas em virtude dos diagnósticos em estágios avançados.

           Um trabalho na área da genética, iniciado no Hospital das Clínicas de São Paulo, e agora realizado no Hospital Albert Einstein também naquela cidade, procura localizar esses casos de mutação de genes e detectar, dentro das famílias, todas as pessoas portadoras da mutação.
Para as mulheres portadoras de mudança genética, mas que ainda não desenvolveram câncer de mama, uma das opções é a cirurgia preventiva. Retiradas as glândulas mamárias, é feita uma reconstrução imediata das mamas como a realizada nas cirurgias estéticas.

Uma escolha dessas não é fácil para ninguém, muito menos quando mexe com o corpo feminino. Odila Pereira, 59 anos, recentemente retirou uma mama após descobrir um tumor maligno que a fez passar por 28 sessões de radioterapia intensiva. “Nunca imaginei passar por isso, mas recebi a notícia e me mantive sempre forte. Lidei bem com todo o processo; fiz tudo o que me foi recomendado, mas me abalou um pouco a retirada do meu seio esquerdo. Não posso nem mesmo tirar sangue e verificar a pressão neste braço, além de todo o ardor da queimadura local da radioterapia. Mas o baque foi me ver sem o seio e não quero retirar a outra, mesmo que seja uma medida preventiva” conta.

Há ainda um alerta especial para os homens, segundo a médica Rosa. Esta mutação do gene pode predispor ao desenvolvimento do câncer de próstata. “É importante ressaltar também que além da predisposição ao câncer de próstata, os homens, assim como as mulheres,  são acometidos por câncer de mama” comenta.


Quando o paciente é de alto risco e opta por não fazer o exame e a cirurgia, a alternativa é submeter-se rigorosamente a exames e consultas em curto espaço de tempo, assumindo com isso uma responsabilidade com a sua saúde. Ao receber o diagnóstico as reações dos pacientes são diversas e a esperança pode vir de qualquer fonte que garanta o mínimo de acalento e segurança. 


Nenhum comentário: