Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de março de 2013

Os plágios que marcaram a Ciência

Discussões a cerca da conduta exercida por aqueles que têm algum ou total envolvimento com o ramo da ciência, sejam jornalistas ou cientistas, não é assunto recente. Desde teorias muito conhecidas, que revelam grandes nomes como Isaac Newton e Charles Darwin, esse assunto encontra reflexos.

Em matéria publicada por Álvaro Oppermann, no ano de 2011, o autor faz referência a fatos históricos que envolvem fraudes e imposturas por parte de alguns personagens de renome nesse campo. Dentre esses exemplos antigos Oppermann trouxe a concepção de que, segundo Pablo Schulz (Universidade Nacional do Sul) e Issa Katime (Universidade do País Vasco), a má conduta nessa área do conhecimento tenha iniciado ainda na Antiguidade com o astrônomo e matemático Cláudio Ptolomeu.

Ao partir para casos mais recentes e de grande impacto citou: o alemão Ernest von Haeckel, com o desenvolvimento de embriões falsos. Ainda, o geneticista ucraniano Trofim Lysenko que fraudou dados para que sua teoria fosse aceita, a eventualidade cometida por pesquisadores da Coréia do Sul acusados de coagir mulheres da própria equipe a doar óvulos para produção de embriões humanos clonados, entre outros. 

Para conhecer os demais casos de fraudes que marcaram o meio científico acesse o site e leia a reportagem na íntegra.

Por Mariane Bevilaqua Dall'Asta

Nenhum comentário: